IFMA oferta 120 vagas em cursos para mulheres em Caxias

 

O IFMA Campus Caxias abre inscrições, na quarta-feira (17/07), para a seleção de mulheres interessadas em ingressar nos cursos de Agente Cultural, Assistente Administrativo e Cuidador de Idoso, no âmbito do Programa Mulheres Mil, iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC)

Confira o edital neste link.

As inscrições gratuitas se prolongam até o dia 26 deste mês, de forma presencial, na Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.

Ofertados na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), os cursos contam, cada um, com carga horária de 160 horas e buscam promover a elevação da escolaridade, a inserção no mundo do trabalho, a equidade de gênero e a redução das desigualdades sociais. 

São ofertadas 40 vagas para cada um dos três cursos: Agente Cultural (turno vespertino), Assistente Administrativo (noturno) e Cuidador de Idoso (noturno). As aulas serão ministradas entre agosto e novembro, em Caxias. O curso de Cuidador de Idoso será ofertado no Colégio Municipal Antonio Rodrigues Bayma, Agente Cultural será ministrado na Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio e o curso de Assistente Administrativo será oferecido no IEMA Unidade Vocacional. 

Requisitos

Para se candidatar à vaga, a interessada deve se identificar como pessoa do gênero feminino. Deve ter, no mínimo, 18 anos, para o curso ofertado no turno noturno e 16 anos para o curso ofertado durante o dia. Há, ainda, o pré-requisito de ter concluído o Ensino Fundamental II (6º a 9º) para os cursos Assistente Administrativo e Cuidador de Idoso. Porém, pode ter cursado, de forma incompleta, o Ensino Fundamental II (6º a 9º) para acesso ao Curso Agente Cultural.

No ato da inscrição, as candidatas deverão apresentar ficha de inscrição, cópia e original da Carteira de Identidade, cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atual, comprovante de escolaridade ou declaração emitida pela instituição de ensino (para candidatas que o possuírem), cópia do cartão Bolsa Família ou Número do NIS (para candidatas que o possuírem) e comprovante de renda familiar (para candidatas que o possuírem).

O processo seletivo será dividido em duas etapas: a primeira consistirá na análise dos documentos e da ficha de inscrição, enquanto a segunda será uma entrevista, ambas de caráter eliminatório. 

Sobre os Cursos

Os cursos têm como objetivo facilitar o acesso de mulheres em situação de vulnerabilidade social à qualificação profissional. Valorizando os saberes individuais e coletivos, os cursos também incentivam o empreendedorismo, visando a conquista da autonomia pelas participantes.

Assistente Administrativo: Com duração de 160 horas, no curso, as alunas vão aprender a analisar as práticas de reconhecimento do funcionamento das organizações empresariais e sociais, tendo em vista o desenvolvimento das habilidades e competências ao atendimento das demandas e rotinas, na perspectiva da formação ética profissional. Ao final, a assistente administrativa poderá atuar em escritórios, empresas de RH, de logística, hotéis, shoppings, salões de beleza e outros. A educanda estará habilitada a se inserir no mundo do trabalho, sendo capaz de: executar processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, de forma ética e empreendedora; atender fornecedores e clientes; fornecer e receber informações sobre produtos e serviços e tratar documentos variados. 

Cuidador Idoso: Com duração de 160 horas, o curso vai qualificar profissionalmente mulheres em vulnerabilidade social para cuidar da higiene, conforto e alimentação do idoso,  zelar por sua integridade física do idoso, aplicando conhecimentos técnicos e éticos para  contribuir com o desenvolvimento de um envelhecimento saudável. Visa, ainda, habilitar o estudante a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação na gestão de aspectos individuais e coletivos da velhice de forma a preservar e promover a autonomia do idoso.

Agente Cultural: Com duração de 160 horas, o curso vai qualificar profissionalmente mulheres em vulnerabilidade social acerca das etapas do processo de produção de evento cultural; apropriando-se da importância e potência do trabalho com a cultura na valorização da memória da comunidade e do pertencimento local. Irá habilitá-las, ainda, a reconhecer, valorizar, preservar e divulgar trajetórias individuais e coletivas de produtores e artistas locais, fomentando a valorização da pluralidade e da diversidade cultural.


Fomte: IFMA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem