Governadores do Nordeste enviam bombeiros e equipamentos para o RS

Ação das equipes dos bombeiros e Defesa Civil durante as inundações no Rio Grande do Sul. Foto: Divulgação/Secom

Os governadores dos estados nordestinos estão unindo esforços para enviar brigadistas e equipamentos ao Rio Grande do Sul, que enfrenta os devastadores impactos de temporais. Pelo menos 50 mortes foram registradas até este sábado (4) devido aos fenômenos climáticos.

Fátima Bezerra, presidente do Consórcio Nordeste e governadora do Rio Grande do Norte, anunciou em suas redes sociais que conversou com o governador gaúcho, Eduardo Leite, na sexta-feira (3), oferecendo auxílio. “A união é fundamental nesse momento. Estamos prontos para oferecer toda a ajuda possível para que o povo gaúcho supere este triste momento”, afirmou Bezerra.

O Consórcio Nordeste divulgou, por meio de nota da governadora, que a mobilização de recursos humanos, materiais e equipamentos durou todo o dia de sexta-feira (3). Segundo o Consórcio, equipes do estado da Bahia já se encontravam no Sul do país na sexta-feira (3), preparadas para prestar assistência às comunidades afetadas pelos temporais.

VÍDEO: Governo Lula envia toneladas de mantimentos e água para o RS

Região de Lajeado, no Rio Grande do Sul, tomada pela água. Foto: Prefeitura de Lajeado

Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta exibiu parte da doação de água e alimentos que a população do Rio Grande do Sul receberá nos próximos dias do governo federal. Há uma semana, os moradores da região sofrem com o impacto das fortes chuvas no vale do Taquari. Ao todo, são 37 mortos e 1,2 milhão de pessoas que está sem água ou luz. 

“Água, alimentos e remédios chegando ao RS: com o abastecimento de água comprometido no nosso estado e o acesso por terra inviável em muitos pontos, estamos enviando mantimentos de outras localidades do Brasil para o Rio Grande por via aérea”, comentou o ministro no X neste sábado (4), ao exibir pilhas de águas em galão e alimentos. 

A situação de emergência se agrava com mais de 860.952 residências sem água, representando cerca de 14% dos imóveis atendidos pela Corsan, conforme a última atualização da Defesa Civil.

Esse número quase dobrou em relação aos registros anteriores, evidenciando a gravidade da crise. Além disso, aproximadamente 350 mil domicílios estão sem energia elétrica, tornando ainda mais desafiadora a recuperação das áreas afetadas. As informações são das distribuidoras RGE Sul e CEEE Equatorial.

Postagem Anterior Próxima Postagem