Caxias online volta a espalhar fake news: Jornalismo porco

Não é de hoje,  que a dita "página de notícias" no Instagram, caxiasonline_ , espalha Fake News e desinformação, o novo episódio foi colocar uma montagem de uma cobra siamesa com três cabeças, que já havia sido desmentida no ano de 2022 por sites como o G1 e R7.

Na última quarta-feira, 10 de abril, a pseudo-página de jornalismo caxiasonline_ , espalhou mais uma fake news,  que poderia ser conferida 'dando um simples Google'. A falta de compromisso com os seguidores é a marca da página. 
Outra página também espalhou desinformação,  np Instagram a 'balada Prime, compartilhou apenas a imagem e tem a cara de Pau de perguntar se é verdade ou mentira. Sendo que um jornalismo de verdade requer checagem. A fake news seria desmentida facilmente 'dando um Google'. 

DESMENTINDO A FAKE NEWS 

A mesma imagem foi desmentida no ano de 2022, na ocasião a montagem colocava a cobra apenas tendo duas cabeças. O G1 conversou com especialistas quebdesmentiu a fake news.Segundo o biólogo especialista em serpentes Henrique Abrahão Charles, é possível que haja cobras siamesas, mas não é o caso da cobra da foto.

O problema encontrado na imagem é a parte em que as duas cabeças estão unidas. O biólogo explicou que, quando há duas cabeças, a união se forma a partir da coluna e, na imagem, parece que as cabeças estão unidas pela barriga, o que não é normal.

"Ela teria que, muito provavelmente, estar unida pela coluna e não há uma divisão na coluna. Parece que ela está saindo da barriga da outra. Não é o padrão normal uma cobra sair da barriga de outra cobra, o que me faz acreditar que essa foto é fake", contou.

União das duas cabeças não está localizada na coluna e, por isso, biólogo acredita que não é real — Foto: Reprodução

Leia matérias completa AQUI

RELEMBRE OUTROS CASOS DA PÁGINA CAXIAS ONLINE 

* Página Caxias Online espalha FAKE NEWS sobre o Concurso de Aldeias Altas

Sob responsabilidade técnica e operacional do INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL BRASILEIRO - IDIB, foi realizada com sucesso a execução do Concurso Público de Aldeias Altas com total apoio logístico da prefeitura, no último domingo(28/01).

Foram mais de 10 Mil inscritos e uma abstenção considerada baixa, correspondente a 20,96% no entanto na manhã desta segunda-feira(29/01), a página Caxias Online e sua página irmã Aldeias Online publicaram uma Fake News sobre o Concurso Público do Aldeias Altas.
Na postagem a página AFIRMOU que a prova havia sido VAZADA em PDF nos grupos de WhatsApp. Sendo isso uma FAKE NEWS que ocasionou pânico em diversos candidatos e foi compartilhada por centenas de pessoas, espalhando ainda mais a desinformação.
A página Caxias Online não apresentou nenhuma prova sobre a acusação que fez a banca organizadora e a publicado serviu apenas para Espalhar o Pânico e a desconfiança na lisura do Concurso de Aldeias Altas.

O Aldeias Altas News entrou em contato com a IDIB (banca organizadora), que nos informou que logo após o término das provas, as mesmas foram disponibilizadas em PDF no site, na área do candidato, como parte do processo transparente e ético, ressaltando ainda que o concurso foi conduzido de acordo com as leis e regulamentos vigentes.
Horas depois a página Caxias Online deixou a publicação com a fake news apenas na sua página irmã Aldias Online, vindo a ser removida por volta das 22H, mas aí os rumores levantados pela Caxias Online já se espalharam pela região dos cocais e Piauí. No fim da noite um pedido mequetrefe de Desculpas foi postado nas duas páginas

*Trabalhador tem a reputação destruída por páginas de Caxias

No fim de ourubro de 2023, as páginas de Instagram Caxias online e blog Caxias repostam um vídeo sobre um suposto arrombamento em uma panificadora no bairro volta redonda.
Logo após as imagens viralizam o suposto arrombador veio a público esclarecer que ele é UM FUNCIONÁRIO DA PADARIA E ESTAVA APENAS ABRINDO, POIS ERA SEU HORÁRIO DE TRABALHO.

O caxias online e blog Caxias apagaram as imagens mas o estrago já estava feito. A reputação do trabalhador já foi manchada.

Fica o alerta para não divulgar informação sem a devida checagem dos fatos. Nós do Aldeias News não publicamos as imagens pois de cara dava para percebe no vídeo que ele não estava arrombando. Sem falar que quando fomos checar a veracidade do fato já havia sido desmentido.

Relembre o caso com o vídeo abaixo, da TV Guará Caxias, exibido no jornal meio dia - 02/11/2023

Páginas de Caxias mantém FAKE NEWS distorcida, sem fonte desde agosto de 2023

Após o caso de um trabalhador ter sofrido fake news os seguidores começaram a reparar em outros casos em páginas que se dizem de notícias da cidade de caxias. E um dos casos relatados ao Aldeias News é GRITANTE
As páginas Caxias online e Caxias midia postaram de forma criminosa uma FAKE News cheia de distorções e sem fonte. Demonstrando o total descompromisso com a informação e a boa prática jornalistica levando os seus seguidores ao erro de forma deliberada. Na postagem em questão eles afirmam de maneira falsa um corte de 3 bilhões do Governo Lula. E que o Brasil vai emprestar 3 Bilhões para a Argentina Uma variação dessa FAKE NEWS FALA EM 30 BILHÕES.

EMPRÉSTIMO PARA ARGENTINA? Segundo a Agência Brasil e G1 o que aconteceu foi que o Banco dos Brics vai financiar obras e emprestar 4 bilhões para a Argentina. Os brics são formanda por Brasil, Rússia, inia, china, África do sul e recentemente teve a entrada da Argentina e de outros países como o irá e a arábia saudita. O dinheiro não saiu do Brasil mas sim do fundo ao qual todos os países do Brian são responsáveis. No inicio do ano o Brial (agora sim), vai financiar empresas brasileiras que queiram entrar no Mercado Livre argentino. Medida anunciada na quartas (30/08), entre os ministérios da fazenda da Argentina e do Besil fala de empréstimos para empresas que vão beneficiar os brasileiros


CORTE DE 3,2 BI? O Governo Lula aumentou de maneira significativa o orçamento de todas as pastas. De 2 em 2 meses o Govenro federal realiza um estudo para não estourar o teto de gastos. Para cumpro a lei orçamentária. O que aconteceu foi um contingenciamento temporário de 0,23% até 0,25% em cada pasta que somando tudo chega ao total de 1,5BI. Esses recursos serão devolvidos em breve. Ex a Educação tem 147,4 Bi e teve o contingenciamento de 333 milhões cerca de 0,23% Essa medida não não afetar os serviços prestados a população e nem atrasar salários dos servidores Tudo segue normal.

Nós do Aldeias news ressaltamos o compromisso de checagem das informações postadas com fontes confiáveis não procuramos ser o primeiro mas passar a informação com respeito e credibilidade.

Da Redação Aldeias Altas News 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem