Morre aos 80 anos Lair Guerra, renomada piauiense indicada ao Prêmio Nobel da Paz

Na manhã desta quarta-feira, (13), a renomada biomédica piauiense Lair Guerra, que coordenou o Programa Nacional de Controle e Combate a Aids do Ministério da Saúde, faleceu aos 80 anos no Hospital Santa Luzia, em Brasília.

O irmão de Lair Guerra, pastor Júlio Borges, confirmou o fato e informou que o corpo da profissional será cremado.


Lair Guerra tornou-se conhecida internacionalmente pelo seu trabalho pioneiro no combate à Aids, sendo inclusive indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo impacto positivo de suas ações. Durante anos, ela liderou importantes iniciativas que se tornaram referência para o mundo no enfrentamento dessa doença que assolava milhões de pessoas.

No entanto, desde o início do ano, Lair Guerra enfrentava problemas de saúde e estava internada na UTI do Hospital Santa Luzia em decorrência de uma pneumonia. Infelizmente, nos últimos 10 dias, seu estado de saúde se agravou significativamente, levando à sua partida.

A vida de Lair Guerra foi marcada por desafios, incluindo um acidente de carro em 1996, na cidade de Recife, que deixou sequelas físicas que ela enfrentou com coragem e determinação. Na época do acidente, a biomédica estava indo participar de uma palestra sobre Aids e o taxi em que estava bateu em um ônibus, resultando em dois meses de coma e um longo processo de reabilitação.

Mesmo diante das adversidades, Lair Guerra continuou sua trajetória de luta pela saúde pública e pelo bem-estar da população, deixando um legado de profissionalismo, comprometimento e humanidade.


Fonte: Band Piauí 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem