Crianças assistem a aulas em bar de Teresina; estrada que leva à escola está intrafegável

 Os estudantes tiveram aulas no bar na última sexta (8) e nesta terça-feira (12). Professoras decidiram manter as aulas para garantir conteúdo às crianças e porque pais trabalham e não têm com quem deixar os filhos.
Alunos da Escola Municipal Serafim, localizada no Povoado Cebola, na zona rural de Teresina, precisaram assistir aulas improvisadas em um bar da região. Isso porque a estrada que dá acesso à unidade fica intrafegável em dias de chuva, dificultando o acesso do ônibus escolar que faz o transporte das 60 crianças com idades entre 6 e 10 anos matriculadas no colégio de ensino infantil. A Secretaria Municipal de Educação disse que o problema é de responsabilidade da SAAD Rural, que emitiu nota afirmando que uma obra foi feita na estrada de forma irregular (leia nota na íntegra no fim da reportagem).

A professora Maria de Fátima, diretora da escola, disse ao Cidadeverde.com que a medida foi uma alternativa paliativa encontrada para evitar que os alunos não ficassem sem aulas. Segundo ela, a quantidade de lama na estrada não só impede o trânsito de veículos e como também representa um risco para as crianças, que dependem do transporte escolar para chegar na unidade. 

“Não está incomodando só a escola, a comunidade também fica isolada, com carro atolando. É um risco. Estamos mantendo as aulas, fazendo de tudo para não prejudicar as crianças. Os donos do bar nos cederam o espaço para termos as aulas, mas não é um local adequado. Queremos ir para nossa escola, queremos o acesso e isso é uma responsabilidade do poder publico”, disse a gestora. 


De acordo com a diretora, a situação foi comunicada no mês passado para a Secretaria Municipal de Educação (Semec), Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD) da região e a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), mas nada foi feito até o momento.

NOTA SAAD RURAL

A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Rural (SAAD Rural), esclarece que a obra realizada na estrada em questão foi executada por uma empresa que não foi identificada, sem a supervisão de engenheiros municipais. A SAAD Rural está empenhada em identificar os responsáveis pela intervenção não autorizada, buscando tomar as devidas providências legais e cabíveis, incluindo notificação e penalização, se necessário.

A Prefeitura destaca que engenheiros estão fazendo um levantamento técnico para uma obra emergencial para o tráfego dos alunos até a escola. Informa ainda, que aguarda condições climáticas ideais para recuperar 4 km na localidade. A administração municipal reforça seu compromisso com a segurança e a qualidade das obras públicas, reiterando a importância do cumprimento das normativas para garantir o bem-estar da população.


Fonte: cidade Verde 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem