Brasil e outros países da Celac cobram cessar-fogo em Gaza

 

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de Abertura da 8ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Brasil e outros 23 países da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) divulgaram uma nota conjunta neste sábado (2) pedindo um cessar-fogo imediato e humanitário na Faixa de Gaza.

O documento, assinado na última sexta-feira (1), endossa a exigência da Assembleia Geral das Nações Unidas para que “todas as partes no conflito cumpram o direito internacional, nomeadamente no que diz respeito à proteção de civis”.

Os representantes da Celac expressaram preocupação com a intransigência demonstrada pelo governo de Israel e do “agravamento da crise humanitária em Gaza”.

Além disso, exigiram a “libertação imediata e incondicional” de todos os reféns e manifestaram apoio à UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência e Obras aos Refugiados da Palestina). O governo israelense acusa o órgão de colaborar com o Hamas.

A declaração não é referendada por todos os 33 países membros da Celac. Assinam a carta os chefes de Estado e de governo de Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Dominica, República Dominicana, Granada, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela.

Os países que não assinaram o documento foram Argentina, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Panamá, Paraguai e Uruguai.


Fonte: DCM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem