Operação contra organização criminosa é realizada no Piauí e Paraíba; mais de R$ 2 bi bloqueados


O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (DENARC), com apoio da Polícia Militar, deflagrou a Operação Denarc 64,  nas cidades de Teresina, Floriano e no estado da Paraíba, nesta quinta-feira (14). 

Segundo o delegado Samuel Silveira a ação ocorre contra o mercado financeiro da facção Bonde dos 40. Estão sendo cumpridos 45 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão, além do bloqueio de mais de 2 bilhões de reais e a interdição de 9 pessoas jurídicas.

"Mais uma operação da Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar.  Mais de R$ 2 bilhões e 200 milhões em recursos financeiros bloqueados, busca e apreensão de 190 veículos e prisões em Teresina, Floriano e na Paraíba. Essa operação visa articular o mercado financeiro da facção criminosa Bonde dos 40. É uma operação pura de lavagem de dinheiro, cujo o crime antecedente é o de tráfico de drogas", afirmou o delegado Samuel Silveira à TV Antena 10.

Os criminosos usavam a revenda e locação de veículos, além da venda de peças para lavar o recurso da facção. "Como se dava o branqueamento de capitais? Principalmente pela revenda de veículos, empresas de locação de veículos e empresas de peças de veículos. Uma delas que já havia sido interditada numa anterior operação, mas que continuava funcionando, infringido a lei, mas agora estamos promovendo a interdição dessa empresa, e de outras oito empresas que funcionavam para a atipicidade do recurso financeiro por meio da lavagem de dinheiro.  Esse era o formato de lavagem de dinheiro: empresas que falsamente ou na realidade locavam o veículo, mas misturavam seu recurso com o dinheiro oriundo do tráfico de drogas", destacou.

O delegado ainda detalhou sobre a apreensão de um veículo encontrado em uma das residências dos alvos. Até o momento foram apreendidos veículos de luxo, relógios, armas e outros objetos. Os alvos são suspeitos de crimes de lavagem de dinheiro e desarticular uma organização criminosa.

"Não há parlamentar alvo dessa operação. Um indivíduo que foi cumprido mandado de busca, que tem mandado de prisão em aberto, e nesse endereço encontramos esse carro. A eventual relação com esse individuo só será chancelado no inquérito se tiver envolvido na ação criminosa", explicou.


Fonte: Portal A10+

Postagem Anterior Próxima Postagem