Estudante maranhense recebe certificado da Universidade de Oxford, na Inglaterra

O maranhense Benedito Moreno foi contemplado com certificado após ser selecionado no concurso de redações da Universidade de Oxford, em Londres

Destacando-se entre concorrentes de todo o mundo, o aluno do Colégio Militar Tiradentes I e integrante do projeto de extensão “Línguas e Culturas do Maranhão” da UFMA, Benedito Moreno, foi reconhecido com uma certificação da Universidade de Oxford em concurso de redação realizado em parceria com o Instituto John Locke. 

Foram mais de 30 mil estudantes inscritos no concurso de aproximadamente cem países ao redor do mundo, e Benedito conseguiu se destacar a ponto de receber a certificação. O trabalho do aluno do projeto de língua inglesa abordou a pergunta "A música mudou significativamente o curso da história?", dentro da categoria História. 

A coordenadora do projeto de extensão, Naiara Sales Araújo Santos, explica que o projeto é uma iniciativa para oferecer melhores condições de ensino de diversas línguas a estudantes para quem esse tipo de educação geralmente está longe de seu alcance. “O projeto Línguas e Culturas do Maranhão, mais conhecido como CLC,  surgiu em 2011 como resposta a uma necessidade premente de proporcionar acesso à educação de qualidade, especificamente, no ensino de línguas, para alunos de baixa renda. Essa iniciativa foca, principalmente, naqueles que residem em áreas periféricas e em bairros aonde as políticas públicas raramente chegam, perpetuando ciclos de desigualdade e exclusão social”, destaca. “O projeto também atua como um agente de transformação social, ao capacitar esses jovens para que possam competir em condições mais equitativas no mercado de trabalho, elevando suas chances de inserção em universidades e empregos que exigem o domínio de outros idiomas”, afirmou Naiara. 

O reconhecimento por meio dessa certificação é importante para sua formação. Benedito destaca que a decisão de ingressar no concurso faz parte de um processo para conseguir uma melhor oportunidade de estudo. “Eu tenho o sonho de estudar no exterior, especificamente, nos Estados Unidos. O êxito em concursos e competições é visto como algo bom para o currículo. E foi pensando nisso que eu fui atrás de concursos de redação de renome, que é a área que eu gosto e me destaco mais”, afirma. 

Benedito já havia participado do concurso anteriormente, entretanto não alcançou o mesmo êxito devido à dificuldade de adaptação ao escrever em uma nova língua. “Eu fiz no ano passado, mas, por ser o meu primeiro contato com um estilo de escrita completamente diferente do que nós fazemos no Brasil, eu não obtive o sucesso”, manifesta.

Além disso, o aluno ressalta que participar do projeto Línguas e Culturas do Maranhão foi uma parte importante de conseguir entregar o trabalho ganhador este ano. “O projeto foi essencial para mim! Eu sempre quis fazer um curso de inglês, porque eu sei que é necessário para a nossa vida”, destaca. Benedito também aponta que o projeto foi a opção ideal para a desejada formação na língua inglesa por se tratar de uma opção mais acessível às suas condições. “Os valores e as localizações sempre estiveram muito distantes da minha realidade. Então, quando eu tive a oportunidade de investir em um curso, me apareceu o curso perfeito, o CLC. O custo é acessível e tem uma filial na minha escola, o CMT I”, afirma.  

O aluno vê nessa certificação um resultado dos seus esforços acadêmicos junto dos seus professores na escola e no projeto. “Agora tenho a certeza de que vou pôr em prática tudo que aprendi durante esses anos com os meus professores (um beijo para as professoras Shayra e Anna Beatriz), com todo o apoio da coordenação, e sob a direção da Nayara. Vou poder conversar com os professores de Oxford e Cambridge sobre os assuntos que sempre quis por meio do que aprendi com os meus queridos professores aqui”, manifesta. 

“Conquistas como essa costumam ser vistas como uma validação do trabalho acadêmico desenvolvido pelo aluno e pela escola e pelo projeto em si. Essa certificação não só destaca o talento e a dedicação do aluno, mas também a qualidade do ensino do Colégio Militar Tiradentes e da importante parceria com o Projeto Línguas e Culturas do Maranhão, da UFMA. Além disso, esse resultado fortalece a parceria da UFMA com o Colégio Militar Tiradentes e motiva outros alunos e professores a participarem de iniciativas como esta”, destaca a coordenadora do projeto “Línguas e Cultura do Maranhão”. 

Saiba mais

O Centro de Línguas e Cultura do Maranhão (CLC) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) registrado e apoiado pela Diretoria de Extensão da PROEC, criado e coordenado por Naiara Sales Araújo Santos.

O projeto proporciona aulas de inglês e espanhol para jovens que possuem menos condições e não poderiam custear cursos caros, com o objetivo final de permitir uma formação em outras línguas a esses estudantes, proporcionando-lhes mais oportunidades de estudo e trabalho, e também permitindo conhecer mais sobre várias culturas e diversificar suas visões.

“O aprendizado de uma nova língua abre portas para oportunidades acadêmicas e profissionais que, de outra forma, seriam inacessíveis. Além disso, o contato com diferentes culturas amplia os horizontes dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda do mundo ao seu redor e fomentando o respeito pela diversidade”, declara a coordenadora do projeto, Naiara Sales. 

O projeto conta com uma abordagem comunicativa quanto ao ensino das línguas, permitindo que os alunos aprendam não só a teoria, mas como manter conversas e desenvolver seu controle do idioma para diversas áreas de atuação. “Sem o CLC, eu jamais teria segurança o suficiente para ir até a Inglaterra sem ter que usar o Google tradutor para dizer um simples ‘bom dia’”, conclui Benedito Moreno.


Fonte: Gov.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem