Carrinhos cheios: famílias aumentam consumo nos mercados com queda na inflação e desemprego

 EFEITO LULA: BRASILEIROS COMPRAM MAIS PRODUTOS NO SUPERMERCADO, DIZ PESQUISA

Pessoas fazendo compras em mercado brasileiro – Foto: Reprodução

Famílias brasileiras aumentaram o volume de produtos nos carrinhos de compra em 7,8% a cada ida ao supermercado nos últimos 12 meses. As informações foram levantadas no recente estudo ”Consumer Insights Q1 2024”, realizado pela Kantar. A análise comparou o consumo entre março de 2023 e março de 2024, e identificou um crescimento expressivo nas categorias de “sabor e prazer”.

Os itens de bazar, entre os analisados, apresentaram um crescimento de 9,9%, seguidos por bebidas e doces, com aumentos de 9,4% e 9,3%, respectivamente. Produtos salgados (7,7%) e de higiene e beleza (5,3%) também tiveram crescimento significativo.

O diretor de contas da Kantar, Renan Morais, apontou dois fatores principais para o aumento do consumo doméstico. Primeiro, houve uma mudança no comportamento de compra, com menos idas ao supermercado, mas carrinhos mais cheios em cada visita: “As pessoas estão espaçando mais as compras, enchendo mais o carrinho a cada visita em intervalos maiores”.

Cenário macroeconômico favorável

Para o especialista, além dos fatores já citados, um cenário macroeconômico mais favorável, com menor inflação, baixo desemprego e iniciativas para fortalecimento de renda das classes mais baixas, tem contribuído para o aumento do consumo.

“Estamos observando que as classes C, D e E estão acessando mais categorias como chocolates, salgadinhos, refrigerantes e cervejas. Há uma maior busca por essas categorias, que anteriormente tinham um papel mais complementar na cesta de compras”, afirmou.

Busca por bebidas alcoólicas aumentou após a melhora econômica – Foto: Reprodução

Vale ressaltar, no entanto, que, apesar do aumento geral no consumo, as dificuldades enfrentadas pela população vulnerável persistem.

Alimentos de sabor e prazer

O estudo também revela que o consumo de alimentos de “sabor e prazer” ganhou relevância desde o fim da pandemia, representando 17,1% das escolhas de consumo em 2024, comparado a 8,4% em 2020.

No entanto, essa mudança não substituiu os produtos básicos de alimentação. “O consumidor não está abdicando do arroz e do feijão. Ele está ousando consumir novos sabores e priorizando a praticidade”, disse Morais.


Fonte: DCM 

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