"Apagão" na Maternidade de Caxias deixa famílias de pacientes apavorados

A falta de energia elétrica na maternidade de Caxias na noite dessa terça-feira, 28 de maio, deixou famílias de pacientes e funcionários assustados. 

O hospital Materno Carmosina Coutinho é o maior da região e recebe pacientes não só de Caxias, mas também de outros municípios. O prédio ficou completamente às escuras na noite desta terça(28). As mães apavoradas lamentavam a situação, o calor que elas estavam passando no local e o risco que elas corriam, especialmente pela UTI neonatal, onde os bebês estavam.

Por força de legislação e protocolos de segurança, uma maternidade do porte da de Caxias, que é macro e atende mais de 50 cidades, ou seja, é uma maternidade de alta complexidade, tem a obrigação de ter um gerador de energia, justamente para que quando ocorra esses episódios de falta de energia, o gerador entre em cena e não deixe com que os aparelhos parem de funcionar.

Explicações oficiais

A Equatorial informou que a falta de energia foi causada por uma pipa na rede de distribuição da área em que o fornecimento foi interrompido.

Sobre o gerador da maternidade, a prefeitura disse que o equipamento não foi acionado automaticamente por causa de problemas técnicos, mas que logo depois o problema foi resolvido, que nenhum serviço chegou a ser prejudicado, porque os aparelhos usados tanto nas enfermarias como na UTI possuem bateria com duração de cinco horas.

Fiscalização do Vereador Daniel Barros causa repercussões 

Em uma live transmitida ao vivo pelo Instagram do vereador Daniel Barros, o Fiscal do Povo, na noite desta terça-feira, na maternidade Carmosina Coutinho, a população caxiense se deparou com o fato de o local estar sem energia elétrica, e que o  gerador não estava funcionando, deixando assim, mães e crianças em situação crítica e de risco. 


No local apareceu o jornalista Julimar que, ao invés de mostrar o problema e a dor da população, tentava tumultuar o trabalho de Daniel filmando ele e buscando criar uma nova versão para a realidade. 


Julimar repetia que o transformador tinha queimado e que a Equatorial estava trocando. Enquanto o vereador Daniel lhe perguntava onde estava o gerador, que devia estar funcionando naquele momento, pois é pra essas emergências que ele se faz necessário. 



“Erro de gestão. Irresponsabilidade. Essas mães e crianças estão em risco. Um hospital não pode ficar sem gerador nunca, uma cirurgia ou um resgate pode está acontecendo no momento da falta de energia, sem gerador vidas morrem a míngua numa hora dessas”, disse Daniel. 


“Não irei me calar, estou aqui aqui porque as mães me solicitaram, esse é meu trabalho”, acrescentou Daniel.


Fábio Gentil não admite culpa pela falta de gerador na Maternidade e causa revolta nas redes sociais


O Prefeito Fábio Gentil postou um vídeo quase 24 horas depois nas suas redes sociais, onde nele, não admitiu culpa em nada do episódio.



Fábio Gentil resolveu colocar a culpa da falta de um gerador em uma maternidade de alta complexidade, nos funcionários e disse que abriu um processo administrativo para apurar se algum funcionário é culpado.


A população não perdoou e encheu as redes sociais do prefeito com manifestação repudiando a postagem de Fábio Gentil.














Fonte: TV Mirante e Blog do Lucas Moura


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem