SMADS e FAEMA ofertam curso de Derivados do Babaçu em Caxias

A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva, em parceria com o Sindicato Rural de Caxias, Associação dos Artesãos de Caxias, e a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), vai realizar o Curso ”Derivados do Babaçu”.

A proposta visa o fortalecimento da economia local e o apoio aos empreendedores da região. Ao oferecer capacitação em técnicas de produção de derivados do babaçu, o curso, não só proporcionará novas oportunidades de geração de renda para os participantes, mas também contribuirá para a valorização dos recursos naturais da região e o fortalecimento da cadeia produtiva local.

O curso será realizado na sala da Associação dos Artesãos, localizada no Restaurante Popular de Caxias (MA), Deputado Zé Gentil, das 8h às 12h e das 14h às 18h, entre os dias 29 de abril a 3 de maio de 2024. O público que será beneficiado com o curso é composto por artesãos que já se inscreveram.

VALE RESSALTAR: Prefeitura de Caxias recebe Associação dos Artesãos, que está organizando 1º Festival do Babaçu

Nessa terça-feira (23), a Prefeitura de Caxias, recebeu a Associação dos Artesãos de Caxias, que foi apresentar ao Prefeito Fábio Gentil, a proposta de realização do 1º Festival do Babaçu, nos dias 17, 19 e 20 de julho de 2024.

Organizado pela Associação de Artesãos de Caxias, Feira das Artes, Instituto Educacional Grã Cocais, com o apoio da Prefeitura de Caxias, por meio das Secretarias Municipais de Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva, o Festival promete ser uma celebração da tradição, arte e sustentabilidade.

O objetivo é fomentar o artesanato e a valorização da cultura do Babaçu em Caxias e região, além de demonstrar que do Coco Babaçu se aproveita tudo. Além de proporcionar entretenimento e diversão para a comunidade e fomento a economia local, o Festival também busca promover a autonomia financeira das quebradeiras de coco de Caxias e o desenvolvimento sustentável do município.

Uma variedade de atividades, como exposições de artesanato, apresentações culturais, oficinas educativas, degustação de produtos locais e concursos, o 1º Festival do Babaçu oferecerá uma plataforma para que as quebradeiras de coco possam mostrar seu talento e conhecimento, ao mesmo tempo, em que fortalece a identidade cultural da região.

Para este festival, o obejtivo é mostrar o que Caxias tem de melhor na extração do coco, artesanato e o extrativismo. O Festival vai fortalecer ações que já acontecem no Maranhão, para fortalecer o trabalho do artesanato, além de evidenciar a riqueza do Babaçu.

No dia 17 de julho, o Festival também celebra os 3 anos da Associação dos Artesãos de Caxias, pois também é o Dia Municipal do Artesão Caxiense. Neste dia, haverá uma solenidade na Câmara e homenagem às quebradeiras de coco. E no dia 19, terá a abertura do Festival com Rodas de Conversas, do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), oficinas de biojóias. E a noite, o Festival com a Feira Gastronômica voltada para o Babaçu.


Fonte: ASCOM 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem