Morre Ziraldo, pai do Menino Maluquinho e ícone da literatura infanto-juvenil, aos 91 anos

 Morreu na tarde deste sábado (6), aos 91 anos, o jornalista, cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto, mais conhecido como Ziraldo. Criador de personagens famosos, como Menino Maluquinho e Flicts, ele é autor de alguns dos principais clássicos da literatura infanto-juvenil brasileira, vendendo milhões de cópias. A morte foi confirmada pelo Instituto Ziraldo. A causa da morte não foi informada.

Ziraldo, icônico quadrinista brasileiro e criador de O Menino Maluquinho, morreu neste sábado (6), aos 91 anos. A informação foi confirmada pela família do autor.

De acordo com a assessoria do quadrinista, Ziraldo morreu dormindo por volta das 15h deste sábado, em sua casa, no Rio de Janeiro. Mais detalhes não foram revelados até o momento.

Nascido em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), Ziraldo era formado em Direito, mas atuou como jornalista, quadrinista e escritor ao longo de sua carreira. Suas obras mais conhecidas nos quadrinhos são O Menino Maluquinho e Turma do Pererê, que se tornaram febre entre crianças de várias gerações.

Como jornalista, Ziraldo Alves Pinto foi um dos fundadores do O Pasquim, importante jornal dos anos 1960 que serviu como opositor da Ditadura Militar e seguiu em circulação até o ano de seu fechamento, em 1991. Ele também fez publicações em veículos como A Folha de Minas, Jornal do Brasil e O Cruzeiro.

Seu trabalho mais reconhecido, no entanto, é O Menino Maluquinho, cuja primeira publicação ocorreu em 1980. A obra é até hoje considerada um marco do mercado editorial brasileiro e se tornou referência mundial em histórias em quadrinhos para o público jovem.


Fonte: Omelete

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem