Empresa de fertilizantes canadense deixa Argentina e terá fábrica no Brasil

A empresa canadense Nutrien, uma das líderes mundiais no mercado de fertilizantes, anunciou que deixará a Argentina para criar uma fábrica no Brasil. A companhia ainda afirmou que também vai deixar os negócios no Chile e no Uruguai para priorizar a produção no território brasileiro e “em outros mercados”.

“Na Nutrien estamos simplificando e focando a nossa estratégia de negócio, priorizando os principais mercados e oportunidades que melhor se alinham com o nosso modelo integrado para impulsionar o crescimento e reforçar o retorno aos acionistas”, afirmou a empresa em comunicado.

A Nutrien chegou na Argentina em 1995 e agora, quase 30 anos depois, diz que vai “desinvestir” na sua produção do país, que é comandado pelo presidente de extrema-direita Javier Milei desde dezembro do ano passado.

“Continuaremos a apoiar todos os nossos clientes e parceiros neste processo. Agradecemos a oportunidade de servir os produtores desta região há mais de 25 anos e respeitamos profundamente o importante papel que desempenham no sistema alimentar”, completou a empresa em nota.

Planta da Nutrien na Argentina. Foto: Reprodução

Neste ano, a empresa separou o Brasil do restante de suas operações na América Latina enquanto avaliava a venda de ativos na Argentina. A companhia reconheceu uma baixa contábil de US$ 465 milhões (cerca de R$ 2.380 bilhões) relacionada às suas aquisições na região.

A Nutrien e outros negócios do setor de fertilizantes têm enfrentado volatilidade no mercado global após a guerra na Ucrânia, que fez os preços dispararem em 2022 e colapsarem no ano seguinte.


Fonte: DCM 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem