Dia do Autismo é celebrado com atividades lúdicas e informativas em Aldeias Altas

Na manhã da última terça-feira, 02 de abril, foi o 'Dia D' da Conscientização do Autismo em Aldeias Altas. A data, estabelecida em 2007, tem por objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

O autismo é uma condição de saúde caracterizada por desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos, fala e comunicação não-verbal; entretanto, terapias adequadas a cada caso podem auxiliar essas pessoas a melhorar sua relação com o mundo.
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 
Em Aldeias Altas,  foi realizado no Espaço Varanda o 'Dia D' da Conscientização do Autismo, com a Equipe Multiprofissional da APAE em parceria com a equipe multisetorial da prefeitura. Uma MESA REDONDA com o tema: "Valorize as capacidades e respeite os limites" e apresentações culturais marcaram o evento.
O 'Dia D ' contou com a presença de diversas autoridades e especialistas, que reforçaram o papel das medidas inclusivas em Aldeias Altas, com ações que compõem uma rede de apoio Intersetorial tendo como parceria a Apae e o Governo Lula. 
Entre as autoridades estiveram presentes o prefeito Kedson Lima, a Secretária de Educação Marlete Aguiar, a Secretária de Saúde Núbia Oliveira, além da equipe de profissionais da Apae de Aldeias Altas. Em meio a todo o cenário atual, muitos desafios são enfrentados pelas mães atípicas. Que agradecem a rede de apoio formados por uma equipe multidisciplinar que a prefeitura  disponibiliza no município.
Indivíduos com TEA podem e devem conquistar seu lugar na sociedade porque eles também têm aptidões e talentos específicos em determinadas áreas do conhecimento. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o autismo afeta uma em cada 100 crianças em todo o mundo.
Diga não ao preconceito, demo - nos as mãos e vamos juntos na luta contra toda forma de discriminação às pessoas com transtornos do espectro autista (TEAs).

Veja mais imagens abaixo:

Da Redação Aldeias Altas News 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem