Secretaria de Aldeias Altas participa do lançamento da Operação Átria em Caxias

Na ultoma sexta-feira dia 1° de março marca o início da Operação Átria, uma iniciativa que se estende por todo o país. Essa operação envolve a colaboração de uma variedade de instituições, incluindo a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e as Secretarias da Mulher das cidades de Caxias e Aldeias Altas.


O Governo do Maranhão e o Governo Lula estão empenhados em reduzir os casos de feminicídio e em assegurar apoio integral às mulheres maranhenses vítimas de violência em razão de gênero.

Nesse sentido, foi lançada na manhã desta sexta-feira, 1º de março, a Operação Átria, em solenidade no Quartel do 2° BPM em Caxias e contou com uma uma variedade de instituições, incluindo a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e as Secretarias da Mulher das cidades de Caxias e Aldeias Altas.


A operação é uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do governo Lula, e visa integrar todo o Sistema de Segurança Pública do Maranhão e visa implementar medidas tanto de prevenção como de repressão, de forma que o feminicídio, ato final do ciclo de violência contra a mulher, seja evitado. O objetivo é proteger as mulheres em situação de vulnerabilidade e garantir que elas recebam o suporte necessário para reconstruir suas vidas com dignidade e segurança.

A ocasião contou com diversas autoridades, entre elas, a secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Aldeias Altas, Keylla Pereira da Silva Xavier de sousa, e ressaltou que vários parceiros estarão unidos em vista da segurança, proteção e cuidados oferecidos às mulheres, aonde ações serão desenvolvidas ao longo de todo o mês de março também em Aldeias Altas. 


Integração de forças em prol da mulher maranhense

Para enfrentar a violência contra a mulher e evitar casos de feminicídio na região dos Cocais e a união de todas as instituições e fundamental, incluindo a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e as Secretarias da Mulher das cidades de Caxias e Aldeias Altas.

Com a Operação Átria, serão intensificados a apuração de denúncias, instauração de inquéritos policiais, realização de atendimentos às vítimas de violência doméstica e cumprimento de mandados de prisão de agressores, além da busca por suspeitos e foragidos da justiça por feminicídio, violência física, psicológica, patrimonial, moral e sexual contra mulheres.

Patrulha Maria da Penha 

A Patrulha Maria da Penha é um grupamento da Polícia Militar do Maranhão que atua no atendimento e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência doméstica e familiar, detentoras de medidas protetivas de urgência, fiscalizando o cumprimento destas.

Desde que foi criada, a Patrulha Maria da Penha já atendeu mais de 66 mil mulheres. O programa, finalista nacional na edição de 2023 do prêmio Excelência em Competitividade, do Centro de Liderança Pública, realizou, ainda, cerca de 150 mil ações de visitas, rondas e ligações, e cadastrou, aproximadamente, 35 mil medidas protetivas, além de ter efetuado em torno de mil prisões.

Atualmente, 70 municípios são cobertos pelas ações da Patrulha Maria da Penha, presente em 21 regiões: São Mateus, Pedreiras, Pinheiro, Bacabal, Presidente Dutra, Barra do Corda, Barreirinhas, Rosário, Grajaú, Buriticupu, São Luís (responsável por atender São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar – na Grande Ilha), Caxias, Timon, Itapecuru, Balsas, Santa Inês, Imperatriz, Açailândia, Codó, Coroatá e Estreito.

Sobre a Operação Átria

Átria é o nome da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul. Tem coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Em alusão à posição de destaque da estrela, o nome dado a operação ilustra a ideia de reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima e as devolvendo ao seu lugar.


Da Redação Aldeias Altas News com informações Governo do Maranhão 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem