Professor do IFMA lança livro em homenagem a Gonçalves Dias

Joniery Rubim de Souza, professor do IFMA, lançou o livro “Entre Palmeiras e Estrelas: um Tributo a Gonçalves Dias em seu Bicentenário”. A obra, com o selo da Editora Paco Editorial, foi escrita em parceria com a professora M

O professor Joniery Rubim de Souza, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), lançou o livro “Entre Palmeiras e Estrelas: um Tributo a Gonçalves Dias em seu Bicentenário”. A obra, com o selo da Editora Paco Editorial, foi escrita em parceria com a professora Mercilene Torres.

Celebrando o bicentenário de Antônio Gonçalves Dias em 2023, o livro é uma imersão literária na vida e obra do grande poeta maranhense. Dividido em quatro capítulos meticulosamente elaborados, revela a trajetória amorosa, o canto lírico sobre pátria e natureza, a melodia dos versos e a introspecção da alma de Gonçalves Dias.

A professora Mercilene destaca que a combinação de prosa e poesia oferece uma abordagem interessante para explorar a vida e a obra desse grande poeta brasileiro. “A narrativa do primeiro capítulo, ‘Entre Terras e Amores’, que trata da chegada do pai de Gonçalves Dias, João Manoel Gonçalves Dias, um comerciante português que se instalou no Brasil, traz um mergulho fascinante no contexto histórico e socioeconômico da época, incluindo a proximidade com a adesão à independência do Brasil. A trajetória do pai do poeta até o trágico falecimento na costa do litoral maranhense é um pano de fundo rico para compreender a vida e as influências de Gonçalves Dias”, explica Mercilene Torres.

Mais do que uma homenagem, segundo os autores, este livro é um chamado à valorização da rica cultura brasileira, reforçando a importância de perpetuar os legados que moldam nossa identidade nacional. “Os outros três capítulos, compostos por poemas inspirados em obras consagradas de Gonçalves Dias, são uma celebração poética da obra desse grande escritor. A diversidade de temas abordados nos poemas, inspirados em obras como ‘Canção do Exílio’ e dedicados à amada do poeta, Ana Amélia, certamente oferece aos leitores uma oportunidade única de apreciar e homenagear o legado literário de Antonio Gonçalves Dias”, afirma Joniery. A combinação de prosa e poesia, de acordo com o autor, juntamente com a contextualização histórica, cria uma experiência envolvente para os leitores interessados na vida e na obra desse renomado poeta brasileiro.

Em visita à Biblioteca Professor Luis Queirois, do IFMA Campus Caxias, o professor Joniery Rubim doou um exemplar. O professor João da Paixão, diretor-geral do Campus, agradeceu ao professor Joniery e destacou a importância desse ato. “Em nome do Instituto Federal do Maranhão, gostaria de expressar profunda gratidão ao professor Joniery Rubim pela generosa doação do livro ‘Entre Palmeiras e Estrelas: um Tributo a Gonçalves Dias em seu Bicentenário’ à nossa Biblioteca Professor Luis Queirois. Este gesto não apenas enriquece nosso acervo cultural, mas também ressalta a importância de valorizarmos e preservarmos a memória e o legado de grandes escritores brasileiros como Gonçalves Dias. Agradecemos imensamente pela contribuição para a promoção da educação e da cultura em nossa instituição”, disse.

Os interessados podem adquirir o livro pela internet na Amazon, Livraria da Travessa, Estante Virtual e outras lojas. É possível também adquirir o exemplar no Memorial da Balaiada, localizado na Avenida General Sampaio, Morro do Alecrim.

Sobre os autores

Joniery Rubim de Souza é licenciado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), atuou na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e, desde 2009, é professor efetivo do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barreirinhas, tendo, anteriormente, atuado em no Campus Caxias. É membro da Academia Barreirinhense de Letras, Artes e Ciências (Ablac) e da Associação Maranhense de Escritores Independentes (Amei).

Mercilene Barbosa Torres é professora, historiadora e funcionária pública municipal de Caxias/MA. É diretora do Memorial da Balaiada e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), da Academia Sertaneja de Letras, Educação e Artes do Maranhão (Asleama) e do Rotary Club de Caxias/MA.


Fonte: IFMA 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem