Câncer de pênis matou 103 homens e levou a 153 amputações no Maranhão

 Prevenção da doença engloba um conjunto de fatores que vão desde a higienização correta do pênis, até manter a carteira de vacinação em dia.

Considerado um dos únicos cânceres evitáveis, o câncer de pênis matou cerca de 103 homens e levou à amputação mais de 153 órgãos genitais nos últimos três anos no Maranhão. Tendo como um dos principais fatores de risco a má higiene, a doença ainda é tida como um tabu entre os homens.

Agressivo na maioria dos casos, esse tipo de câncer é raro, mas deixa sequelas que podem durar a vida toda. Prevenida com medidas simples, como higiene e vacinação, a doença é diagnosticada com mais frequência em locais onde há dificuldade de acesso à informação.

A fimose, excesso de pele que recobre o pênis e impede a exposição completa da glande, é um dos fatores que dificulta a higiene e aumenta as chances de desenvolver várias doenças, dentre elas o câncer de pênis.

A cirurgia de remoção dessa pele não requer internação e reduz a dificuldade de higienização do órgão. José Eduardo Rocha da Silva, de 24 anos, fez a cirurgia de fimose para não entrar na estatística.

“Eu já tinha essa preocupação faz tempo de poder fazer essa cirurgia. Minha expectativa é que seja tudo bem rápido, os médicos falaram que o pós-operatório é tranquilo e já temos alta no mesmo dia”, falou.

Assim foi com o pescador José Rodrigues de Araújo Neto, de 63 anos. “Eu já tinha problema no testículo e estava precisando fazer essa cirurgia também. Aí fui encaminhado pra cirurgia, fiz os exames e graças a deus vai dar tudo certo”, disse.

Ambos foram operados durante mutirão de cirurgias de fimose realizado durante o fim de semana Hospital Dr. Carlos Macieira, em São Luís.

A ação é executada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e faz parte da campanha estadual de combate ao câncer de pênis. Nas duas primeiras etapas da ação, a gestão estadual atendeu no total de 70 pacientes.

“Nossas equipes estão desenvolvendo ações de cuidado integral à saúde do homem e prevenção do câncer de pênis, para que assim possamos reforçar as medidas de promoção e melhoria da qualidade da saúde da população masculina”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.


Fonte: Difusora on 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem