Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Campus Caxias, abriu inscrições para o “VIII Seminário de Memórias de Caxias”, que será realizado presencialmente no dia 13 de novembro de 2024. Esta edição marca o retorno do evento após o período pandêmico e terá como tema “Memórias em movimento: a permanente disputa de narrativas de História e patrimônio em Caxias – MA”. A iniciativa celebra também os 10 anos do Grupo de Pesquisa “Histórias do Maranhão”, reunindo professores, acadêmicos e pesquisadores para explorar estudos em História, Memória, Educação Patrimonial e Cidade.
O evento, com uma programação diversificada, oferecerá debates e oficinas que destacam memórias culturais e históricas da região, além de uma rica troca de saberes entre participantes e especialistas. A abertura, às 9h, contará com o “Café Histórico” em comemoração há década de atuação do Grupo de Pesquisa, seguido por uma palestra da Profa. Dra. Patrícia Santos (IFMA) sobre “Percurso da fé: memória e patrimônio religioso no Piauí e no Maranhão”.
À tarde, o Prof. Dr. Eloy Barbosa de Abreu (Uema) ministrará uma oficina abordando o papel do audiovisual na valorização de memórias invisibilizadas, com destaque para a apresentação do videodocumentário “TERECÔ – a força que vem da raiz”. Em seguida, uma mesa redonda reunirá autores do Grupo de Pesquisa “Histórias do Maranhão” para discutir narrativas e memórias locais.
Encerrando o evento, a palestra do Prof. Dr. Adelino Frazão (IFPI) tratará do tema “João do Vale e a invenção do Nordeste”. Às 18h, o dia culmina com uma apresentação de “Samba de Rocha”, conectando as raízes culturais da região à temática do seminário.
As inscrições estão disponíveis [AQUI] e mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail do grupo organizador: gphistoriasdomaranhao@gmail.com
Fonte: ASCOM/UEMA