Após 81 anos, submarino britânico da II Guerra é localizado no mar Egeu

Submarino britânico HMS Trooper. Foto: Divulgação

Caçadores de naufrágios na Grécia descobriram os destroços do submarino britânico HMS Trooper, que afundou durante a Segunda Guerra Mundial, nas águas do mar Egeu. O submarino, desaparecido desde outubro de 1943 após uma missão secreta, foi encontrado na região conhecida como mar Icário, ao norte da ilha de Donoussa, conforme revelado por Kostas Thoctarides, fundador da Planet Blue, empresa que liderou as buscas.

A embarcação, que transportava 64 tripulantes, sumiu após uma comunicação interrompida, e todos os membros da tripulação foram considerados mortos. Especialistas acreditam que o HMS Trooper tenha sido alvo de um ataque das forças alemãs, possivelmente destruído por minas submarinas instaladas na área.

A localização dos destroços foi feita no último dia 3 de outubro, após 15 expedições de busca. Utilizando um sonar de bordo e um veículo operado remotamente (ROV), chamado “Super Achille”, a equipe da Planet Blue mapeou o fundo do mar e identificou o submarino em três seções distintas – proa, meio-navio e popa – sugerindo que a embarcação sofreu uma destruição violenta e rápida.

A equipe teve acesso a registros limitados da época e utilizou planos originais de construção para identificar os restos da embarcação, que agora descansa a grande profundidade, intacto como o túmulo de seus tripulantes.

Confira o vídeo: 

Fonte: DCM 

Postagem Anterior Próxima Postagem