Maranhense não consegue embarcar e escapa de acidente com avião em São Paulo

Maranhense José Felipe Araújo Lima.

O Maranhense José Felipe Araújo Lima, natural de Pastos Bons, município a 550 km de São Luís, perdeu o voo e escapou do acidente com o avião da Voepass que matou 62 pessoas em Vinhedo, no interior de São Paulo. Ele conta que insistiu para que o colocassem no voo mas, ainda assim, não conseguiu embarcar

“Me disseram: ‘Rapaz, você não entra nesse avião, porque já passou do limite do embarque’. Eu insisti: ‘Moço, me coloca nesse avião, eu tenho que ir’. Ele respondeu: ‘Não tem como, o que eu posso fazer é remarcar sua passagem’”, disse o maranhense em entrevista à TV Globo.

De acordo com o maranhense, foram aproximadamente 10 pessoas que erraram a companhia aérea e, por conta disso, não embarcaram no voo da Voe Pass que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel, no Paraná. O avião tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

A bordo da aeronave estavam 62 pessoas, de acordo com a Voepass Linhas Aéreas, antiga Passaredo, proprietária do avião. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não há sobreviventes.

Em entrevista ao Jornal Hoje, da Rede Globo, o maranhense agradece a Deus por não ter embarcado no avião.

"Graças a Deus, não aconteceu de nós entrarmos naquele avião. Nós não sabíamos que ia ser por essa empresa [Voe Pass], nós pensávamos que ia ser pela Latam, e a Latam estava fechada. Eu até cheguei cedo [no aeroporto] e fiquei esperando, esperando e nada

De acordo com a Voepass Linhas Aéreas, trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72.

A Força Aérea Brasileira (FAB) comunicou que investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão vinculado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), estão a caminho de São Paulo para realizar a "ação inicial da ocorrência".

 A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar o caso.

SP: prefeitura confirma morte de 61 pessoas em queda de avião

A prefeitura de Valinhos (SP) informou, em nota, que nenhuma das 61 pessoas que estavam a bordo do avião da companhia Voepass que caiu em Vinhedo (SP) no início da tarde de desta sexta-feira (9) sobreviveu ao acidente.

Na nota, a prefeitura de Valinhos relata ter participado da operação conjunta montada para atender a ocorrência na cidade vizinha. A aeronave turbohélice ATR 72 havia partido de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto internacional de Guarulhos (SP), mas caiu por volta das 13h30, pouco antes de chegar ao destino final.

A própria Voepass, antiga Passaredo, já confirmou, em nota, que 57 passageiros e 4 tripulantes viajavam na aeronave que fazia o voo 2283. A companhia aérea afirma já ter acionado todos os meios para apoiar os envolvidos, além de disponibilizar um telefone (0800 9419712) para prestar informações a clientes, familiares das vítimas e colaboradores.

Ainda não se sabe a causa do acidente. Em um vídeo postado nas mídias sociais, nota-se que o avião perde sustentação e vai caindo em círculo, até se chocar no chão.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Voepass, de matrícula PTB 2283.

Investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) estão seguindo para o local para realizar a Ação Inicial da Ocorrência. 

Caso Voepass: veja a lista de nomes dos mortos do avião que caiu em Vinhedo (SP)

A companhia aérea Voepass divulgou na noite desta sexta-feira (9) a lista oficial com os nomes dos 57 passageiros e 4 tripulantes que estavam a bordo do avião que caiu na região de Vinhedo, interior de São Paulo. Infelizmente, não há sobreviventes entre as vítimas.

Avião caído em Vinhedo. Foto: Claudia Vitorino

Lista de Passageiros

  1. Rosangela Souza
  2. Eliane Andrade Freire
  3. Luciani Cavalcanti
  4. José Fer
  5. Denilda Acordi
  6. Maria Auxiliadora Vaz de Arruda
  7. José Cloves Arruda
  8. Nélvio José Hubner
  9. Gracinda Marina Castelo da Silva
  10. Ronaldo Cavaliere
  11. Silvia Cristina Osaki
  12. Wlisses Oliveira
  13. Hialescarpine Fodra
  14. Daniela Schulz Fodra
  15. Regiclaudio Freitas
  16. Simone Mirian Rizental
  17. Josgleidys Gonzalez
  18. Maria Parra
  19. Joslan Perez
  20. Mauro Bedin
  21. Rosangela Maria de Oliveira
  22. Antonio Deoclides Zini Junior
  23. Kharine Gavlik Pessoazini
  24. Mauro Sguarizi
  25. Leonardo Henrique da Silva
  26. Renato Bartnik
  27. Hadassa Maria da Silva
  28. Raphael Bohne
  29. Renato Lima
  30. Rafael Alves
  31. Lucas Felipe Costa Camargo
  32. Adrielle Costa
  33. Laiana Vasatta
  34. Ana Caroline Redivo
  35. José Carlos Copetti
  36. André Michel
  37. Sarah Sella Langer
  38. Edilson Hobold
  39. Rafael Fernando dos Santos
  40. Lizibba dos Santos
  41. Paulo Alves
  42. Pedro Gusson do Nascimento
  43. Rosana Santos Xavier
  44. Thiago Almeida Paula
  45. Adriana Santos
  46. Deonir Secco
  47. Alípio Santos Neto
  48. Raquel Ribeiro Moreira
  49. Adriano Daluca Bueno
  50. Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
  51. Diogo Ávila
  52. Luciano Trindade Alves
  53. Isabella Santana Pozzuoli
  54. Tiago Azevedo
  55. Mariana Belim
  56. Arianne Risso
Tripulantes do avião de Vinhedo. Foto: Divulgação

Lista dos Tripulantes

  1. Débora Soper Ávila – 28 anos
  2. Rúbia Silva de Lima – 41 anos
  3. Humberto de Campos Alencar e Silva – 61 anos
  4. Danilo Santos Romano – 35 anos

As autoridades estão investigando as causas do acidente, e a Voepass informou que está prestando assistência às famílias das vítimas. A empresa seguiu o protocolo de notificação dos familiares antes de divulgar a lista ao público para evitar traumas adicionais.


Fonte: imirante e DCM


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem