IFMA de Caxias e instituições se unem ao Grupo “As Marias” em prol do Empreendedorismo Sustentável

As Marias em vista ao campus: coletivo de mulheres empreendedoras atuantes

Na última quinta-feira, 09, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias recebeu o grupo “As Marias”, que se define como um coletivo de mulheres empreendedoras atuantes em diversas esferas da economia local, buscando práticas de negócios sustentáveis baseadas nos recursos de seus quintais e entornos. A maioria dessas mulheres busca gerar renda para sustentar suas famílias, exercendo atividades empreendedoras alinhadas com princípios de um ecossistema equilibrado e do bem viver.

O encontro reuniu representantes do IFMA, da Secretaria de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semetic), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Fórum Carajás. Na primeira etapa do encontro, ocorreu uma reunião para apresentação do Grupo e discussão sobre futuras ações conjuntas entre as instituições. 

Durante a apresentação, a professora Elizete Santos destacou a importância das parcerias com as instituições presentes. “O Grupo ‘As Marias’ pretende preservar o que temos para garantir o equilíbrio do ecossistema, reflorestar áreas, adquirir técnicas de manejo e reflorestamento, além de participar de feiras e buscar parcerias com órgãos, empresas e instituições”, afirmou. 

O diretor-geral do IFMA Campus Caxias, professor João da Paixão, expressou gratidão pelo envolvimento do grupo nas atividades do instituto. “Agradecemos ao grupo por acreditar no IFMA e nas diversas instituições aqui representadas. Será uma parceria que trará frutos concretos para a comunidade”, disse. Para o gestor do Campus Caxias, a colaboração entre as instituições e o grupo “As Marias” promete fortalecer iniciativas de empreendedorismo sustentável na região, incentivando práticas econômicas e ambientais equilibradas.

O Sebrae também demonstrou interesse em contribuir com o grupo. “Podemos contribuir com projetos voltados para mulheres, consultorias financeiras, plano de negócios, marketing e capacitações diversas”, declarou Graziele Queiroz, gestora de Projetos do Sebrae Caxias.

A Secretaria de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semetic), representada por Ana Carolina Silva Amaro, expressou engajamento no projeto. “Estamos comprometidos em promover e fortalecer essa parceria, divulgando os produtos produzidos por essas mulheres na região”, disse.

O encontro foi uma oportunidade para valorizar a produção artesanal proveniente dos frutos do cerrado, como sorvetes, cremes e sucos. Mairon Reges, Fórum Carajás, presente na reunião, destacou o potencial desse mercado. “Tudo isso representa um mercado com grande potencial. Para se ter uma ideia, o açaí possui mercado não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Portanto, isso pode ser expandido para outras frutas, como bacuri, pequi, buriti, entre outras. Parabéns a todos os presentes!”, disse.

O grupo “As Marias” conta com 15 mulheres empreendedoras, representadas na reunião por Elizete Santos, Maria Cleidiana Vieira, Maria das Graças Nascimento e Deusiene Nascimento Oliveira, que expressaram satisfação com o acolhimento e o potencial das parcerias estabelecidas. “Fomos muito bem recebidos neste local rico em conhecimento e infraestrutura. Foi tudo maravilhoso”, disse Maria Cleidiana. “Pretendemos seguir em frente. Com as parcerias firmadas hoje, acreditamos que seremos fortalecidas”, disse Deusiene Nascimento. 

Após o encontro, os participantes foram conduzidos a um tour pelo IFMA, visitando laboratórios, a Fazenda Escola, o Sisteminha e outros espaços dedicados ao ensino, pesquisa e extensão da instituição. “Foi uma oportunidade de conhecer de perto as estruturas e os recursos disponíveis para o desenvolvimento de projetos e atividades acadêmicas”, concluiu João da Paixão.



Fonte: IFMA

Postagem Anterior Próxima Postagem