1º Festival do Babaçu da Região dos Cocais acontece em Caxias de 17 à 20 de julho: Veja programação


A Associação de Artesões de Caxias-MA, juntamente do Instituto Educacional Gră Cocais e do Coletivo Feira da Arte de Caxias, vem convidá-las (os), para o 1º Festival do Babaçu da cidade de Caxias, Maranhão e Região dos Cocais, Evento Cultural que se constitui de um conjunto de atividades que visam estimular práticas, assim como o oficio da profissão, aumentar a autonomia financeira e intelectual das QUEBRADEIRAS DE COCO DE CAXIAS-MA, objetivando impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável do município.

Almejando a união de associações, grupos, coletivos, institutos, instituições, bem como cooperativas, entidades e comunidades que trabalham, produzem, investem e pesquisam a palmeira e o coco babaçu, a Comissão Organizadora informa que o festival acontecerá entre os dias 17 a 20 de julho de 2024. A abertura será NO AUDITÓRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL A PARTIR DAS 18H. 

Durante todos os dias de evento acontecerá formações empreendedora e educativas, feiras de artesanato e gastronomia, concurso culinário, exposições artísticas, acadêmicas, literárias e apresentações culturais,  no Morro do Alecrim, no Complexo da Balaiada.  Veja programação abaixo: 

PROGRAMAÇÃO 1° FESTIVAL DO BABAÇU DE CAXIAS 2024

* 1° DIA - ABERTURA 

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Caxias 

Data: 17 de julho (quarta-feira)

Cronograma

- 18h às 20h30- Exposição de Artesanato de Caxias;

- 18h30- Abertura com Banda Lira Municipal;

- 19h às 20h30 - Solenidade em prol do dia do Artesão e da Artesã Caxiense com entrega de certificados oferecido pelo SENAR para as quebradeiras de coco babaçu de Caxias-MA.


* PROGRAMAÇÃO 2" DIA - 18 de Julho (QUINTA-FEIRA)

Cronograma formações

- 08h às 09h - FORMAÇÃO SENAR- palestra "A importância do associativismo e cooperativismo para o desenvolvimento do território".

- 10h às 12h - FORMAÇÃO SEBRAE - Palestra "Transforme sua paixão em fonte de renda", ministrada pela Consultora do Sebrae Francyane Barradas;

- 14H às 16H-FORMAÇÃO ASSOCIAÇÃO - Oficina de Biojoias com Neta Pinheiro (Artesa e presidente da associação dos artesãos e artesãs de Caxias-Ma).



* PROGRAMAÇÃO 3º DIA -19 de julho (SEXTA-FEIRA) LOCAL: COMPLEXO DO MIRANTE DA BALAIADA (MORRO DO ALECRIM)

Cronograma Exposições/ Apresentações Culturais

- 16H às 21H - Exposições "Maravilha Babaçu" de David Sousa e Exposição "A Palmeira, o Coco e a Quebradeira", de Marcos A. S. Lima;

- 17H às 18H30- Desfile de Lançamento da Marca Maria Babaçu da Associação de Artesäs e Artesãos de Caxias-MA;

- 18h30 às 19h Apresentação de Poesia de Cordel com Mikeias Cardoso;

Cronograma Shows

- 19H às 20h - Apresentação Musical com Tássio Serejo e Grupo Dança do Lili;

- 20h às 22h - Show com Johnny Casanova;

- 22h às 01h - Show com Zezo de Caxias.


* PROGRAMAÇÃO 4º DIA - 20 de julho (SÁBADO)

LOCAL: COMPLEXO DO MIRANTE DA BALAIADA (MORRO DO ALECRIM)

- 16h às 18h - Campeonato de Quebradeiras do Babaçu "Quem Quebra Mais Coco";

- 18h às 19h - Espetáculo Cênico: "O capacete Mentalizador” com Helê Frazão e Igor Nascimento;

- 19h às 20h – Concurso de Gastronomia (Prato Criativo e Com Ancestralidade);

- 20h às 21h - Concurso de Miss Babaçu 2024;

- 21h às 23h - Show com Silvana Moraes;

- 00:00h às 02h - Show com Aryelle Rodrigues.

- 16h às 21h - exposições fotografias e óleo sobre telas (David Sousa e Marcos Lima).


* Conheça os espaços do evento 

ESPAÇO/AMBIENTE - ESTANDE ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CAXIAS-MA E PROJETO BONECA MARIA BABAÇU

O Museu do Memorial da Balaiada fica localizado no Morro do Alecrim e foi inaugurado no dia 26 de junho de 2004, no então governo José Reinaldo Tavares, com direção da Historiadora Mercilene Barbosa Torres. O espaço em frente ao memorial será destinado aos artesãos e artesãs da Associação, tendo ainda como principal ambiente o estande do projeto da Boneca Maria Babaçu.


ESPAÇO/AMBIENTE FEIRA DE ARTESANATO DO BABAÇU E DERIVADOS

Situada no Morro do Alecrim, local onde se sucedeu uma parte da Revolta da Balaiada, o lugar é um dos pontos mais altos da cidade de Caxias. Está localizada num ponto central, a qual exerce um papel fundamental na realização de eventos, bem como servindo como lazer diário da população caxiense. A praça fica situada em frente a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e o então Complexo do Mirante da Balaiada.


ESPAÇO/AMBIENTE APRESENTAÇÕES ARTÍSTICO- CULTURAIS, CONCURSOS, CAMPEONATO E FEIRA DE GASTRONOMIA

Situada entre a “Praça da UEMA” e o Museu do Memorial da Balaiada, a "Rua das Sombrinhas" tem uma estrutura construída para ornamentar o ambiente a receber o público nos eventos ali desenvolvidos, como a Feira Gastronômica.


ESPAÇO/AMBIENTE EXPOSIÇÕES ACADÊMICAS, INSTITUCIONAIS E EMPRESARIAIS

Em 1981, a UEMA contava com apenas três campi e sete unidades de ensino: Unidade de Estudos Básicos, Unidade de Estudos de Engenharia, Unidade de Estudos de Administração, Unidade de Estudos de Agronomia, Unidade de Estudos de Medicina Veterinária, Unidade de Estudos de Educação de Caxias, Unidade de Estudos de Educação de Imperatriz. A UEMA possui 56 anos.


Da Redação Aldeias Altas News 

Postagem Anterior Próxima Postagem