Violência: Maranhão registra aumento de crimes contra idosos

Os números mostrados pela Defensoria Pública do Maranhão e pela Polícia Civil podem ser ainda maiores devido ao grande números de subnotificações.

dosos no Maranhão estão sofrendo diversos tipos de violência todos os dias. Violência física, violência psicológica, abuso financeiro e negligência são alguns dos crimes que muitas pessoas estão cometendo contra os idosos maranhenses.

Nos primeiros cinco meses de 2024, a Polícia Civil do Maranhão já recebeu 1.781 denúncias de violência contra os idosos. No mesmo período, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão registrou 336 casos de violência.

Em todo o ano de 2023, a Polícia Civil totalizou 4.213 ocorrências de crimes envolvendo violência contra idosos, enquanto a DPE-MA contabilizou 639 casos.

O defensor público Vinícius Goulart Reis, do Núcleo de Defesa do Idoso, afirmou que, após a pandemia, os números de casos de violência contra idosos aumentaram consideravelmente. Ele revelou que, na maioria das vezes, a violência parte da própria família, com os familiares frequentemente envolvidos em casa de violência psicológica e abuso patrimonial.

Os dados da pesquisa sobre as “Situações de Violência/Atendimentos de janeiro a dezembro de 2023” divulgado pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão em pareceria com o Centro integrado de Apoio e Prevenção a Violência Contra a Pessoa Idosa, revelaram os bairros de São Luís onde mais ocorrem crimes de violência contra os idosos.

Centro, Cidade Operária e Coroadinho são os lugares que mais registram crimes contra os idosos – Foto: DPE-MA

Segundo o balanço, os crimes mais cometidos contra os idosos são a negligência, com 110 ocorrências, abuso financeiro, com 74 casos, e a violência psicológica, com 58 ocorrências. Foram denunciados ainda 42 casos de violência física contra os idosos.

Conscientização

A Defensoria Pública do Maranhão e a Rede Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa lançaram juntas a Campanha de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa.

O lançamento foi realizado na manhã desta segunda-feira (3) no auditório do DPE e tem o objetivo de conscientizar a população maranhense para o combate aos crimes contra as pessoas idosas.

Subnotificação

Os órgão de defesa das pessoas idosas chamam a atenção para o números de casos subnotificados, que não são reportados pelos idosos por medo ou pela falta de acesso aos meios para denunciar.

Os números mostrados pela Defensoria Pública do Maranhão e pela Polícia Civil podem ser ainda maiores devido ao grande números de subnotificações.

A subnotificação também traz outro problema: ela impede um avaliação mais precisa dos crimes contra os idosos e dificulta a implementação de medidas eficazes para combater a violência.

Rede de Proteção e Disk Denúncia

A Delegacia da Pessoa Idosa e os Conselhos Estadual e Municipal, juntamento com o Ministério Público e a Defensoria Pública do Maranhão, são locais que oferecem serviços de proteção aos idosos que sofrem violência.

Números para denuncias contra os crimes cometidos ao idosos:

  • Disk Denúncia: 100
  • Defonsoria Pública do Maranhão: (98) 99242-2103 e (98) 99162-4033
  • Delegacia da Pessoa Idosa e os Conselhos Estadual e Municipal: (98) 99103-2118
  • Ministério Público: Disque 127 ou 0800-0981600 e Whatsapp (98) 99137-1298

Fonte: Difusora News 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem