PF faz buscas na casa de ex-executivos da Americanas

 

A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta quinta-feira (27), a Operação Disclosure para investigar supostos crimes contra o mercado financeiro e organização criminosa envolvendo ex-diretores e ex-executivos da Americanas. Entre os investigados estão Miguel Gutierrez, ex-presidente da rede, e João Guerra Duarte Neto, ex-CEO. No total, 14 pessoas estão sob investigação.

Os mandados foram cumpridos no Rio de Janeiro. Os ex-executivos são suspeitos de manipulação de mercado e uso de informação privilegiada. De acordo com a decisão judicial, a PF atribui aos investigados “manobras fraudulentas” para alterar os resultados reais da empresa, visando receber bônus indevidos e elevar a cotação das ações das Americanas, gerando ganhos financeiros não justificados, já que alguns investigados tinham participação acionária na empresa.

As manobras fraudulentas, segundo os investigadores, causaram prejuízos significativos aos acionistas minoritários, que foram enganados pela falsa saúde financeira da empresa. As investigações foram impulsionadas pelas delações premiadas dos ex-diretores Marcelo da Silva Nunes e Flávia Pereira Carneiro Mota, que revelaram como a diretoria alterava resultados para não frustrar expectativas de mercado. A PF obteve cópias de arquivos e conversas que evidenciam essas fraudes.


Fonte: DCM 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem