IFMA de Caxias planeja parceria com Unidade Prisional de Ressocialização

 O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias recebeu, na manhã do dia 23 de maio, representantes da Unidade Prisional de Ressocialização de Caxias (UPCAX) para o início de tratativas com o objetivo de estabelecer parcerias entre as instituições. O encontro foi conduzido pelo diretor-geral do Campus Caxias, professor João da Paixão Soares, e contou com a presença de diversos representantes, incluindo Guilherme Andrade Lopes (diretor de Administração e Planejamento), Luis Morais (Departamento de Extensão e Relações Institucionais) e Tagla Dayana Lopes da Cunha (Departamento de Extensão e Relações Institucionais). A UPCAX foi representada por Paulo Nepomuceno de Cerqueira Neto (diretor de segurança) e Sara Maria Dantas Romero (psicóloga na UPCAX).

Durante a reunião, o professor João da Paixão Soares apresentou o histórico do IFMA, sua missão, visão, ações já desenvolvidas e outras que estão sendo planejadas, além das possibilidades de atuação conjunta entre as instituições, abrangendo Ensino, Pesquisa e Extensão. Ao final, foram definidas ações para atuação com pessoas em privação de liberdade por determinação judicial e egressos do sistema prisional.

A equipe também realizou uma visita aos blocos de salas de aula, laboratórios, Sisteminha, Fazenda, Biblioteca, espaço da assistência estudantil, área de esporte e ambientes administrativos do IFMA. 

Paulo Nepomuceno de Cerqueira Neto comentou sobre sua impressão do IFMA e mostrou-se muito otimista. “Gostaria de agradecer toda a recepção. Esta visita foi excelente. Em nome do diretor-geral Maurício, estivemos aqui representando a unidade prisional. Viemos em busca de ideias e ferramentas para expandir a ressocialização dos presos, e encontramos novas ideias, projetos e pessoas capacitadas que nos mostraram a capacidade educacional e produtiva do IFMA”, disse.

O diretor de segurança da UPCAX ficou impressionado com a dimensão física do IFMA e a multiplicidade de atividades realizadas. “A sociedade caxiense precisa conhecer mais essa ferramenta importante que o IFMA disponibiliza. Aqui, atuam em várias áreas, desde a agricultura até a questão da energia renovável. Em nome da unidade prisional, estou extremamente satisfeito e maravilhado com a visita e o contato com os servidores”, afirmou.

O diretor-geral do Campus Caxias, professor João da Paixão Soares, também destacou a importância do encontro e agradeceu a iniciativa da UPCAX. “A visita dos representantes da Unidade Prisional de Ressocialização de Caxias é um passo significativo para fortalecer ainda mais nossa missão de contribuir para a sociedade. Estamos entusiasmados com as possibilidades de colaboração e agradecemos a UPCAX por procurar o IFMA para estabelecer essa parceria tão importante”, declarou.


Fonte: ASCOM/IFMA 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem