Inscrições abertas para o Programa TEAtivo do Govenro Lula em Caxias: até o dia 29/03

O Governo Lula através da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento de Caxias, anunciou a abertura das inscrições para o Programa TEAtivo, até o dia 29 de março de 2024. 

O horário de inscrição é das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, na sede da Secretaria Adjunta de Planejamento de Caxias, que fica na Avenida General Sampaio, nº 1444, próximo à escola Inácio Passarinho, no Morro do Alecrim. Para se candidatar, é necessário apresentar um laudo médico que confirme o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista.

A iniciativa do Programa TEAtivo em Caxias foi viabilizada pelo Governo Lula através do Ministério do Esporte.

O programa TEAtivo destina-se à crianças e adolescentes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista, com o propósito de proporcionar oportunidades para a prática de atividades físicas e recreativas, com faixa etária entre 6 e 18 anos.

O TEAtivo tem como propósito proporcionar, de modo gratuito e organizado, o acesso à práticas corporais, exercícios físicos, esportes e momentos de diversão, colaborando para a efetivação dos direitos e promoção da cidadania de meninos e meninas com Transtorno do Espectro Autista. Este programa fundamenta-se na abordagem desenvolvida por Rodrigo Brivio, especialista em atividades físicas voltadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Na cidade de Caxias, o Programa do Governo Lula é implementado pela Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Administração, em colaboração com a Secretaria Municipal de Esporte.

FAZ O L: Caxias é contemplada com Complexo esportivo TEA Ativo do Govenro Lula

O Maranhão será pioneiro na implantação do novo programa do Governo Lula para democratização do acesso ao esporte, o TEA Ativo, e receberá estruturas esportivas em 30 cidades. 

Este e outros anúncios do Governo Lula ocorreram durante o encerramento da Caravana Federativa, em novembro de 2023. Na ocasião, o governador Carlos Brandão agradeceu a parceria do Governo Lula.

O ministro do Esporte, na ocasião, anunciou a criação do TEA Ativo, programa voltado para crianças e jovens com autismo que terão o suporte necessário para a prática de atividades esportivas. O Maranhão será o primeiro estado a receber o programa, com implantação em Caxias no próximo mês e posteriormente nas cidades de São Luís e Imperatriz. A partir de 2024, o programa será estendido para todo o país, incialmente em cidades do Nordeste, depois Sul e Sudeste e por fim Centro-Oeste e Norte.

A execução do TEA Ativo atende a um pedido do presidente Lula para recriação do programa Segundo Tempo, que agora contará com três vertentes: uma para atendimento de pessoas com autismo, outra para universitários e a terceira com a base geral de atuação, direcionada a áreas de vulnerabilidade social.


Da Redação Aldeias Altas News 

Postagem Anterior Próxima Postagem