Lula e Donald Trump: petista parabenizou republicano pela eleição. Foto: reprodução |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou nesta quarta-feira (6) o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, declarou Lula em uma publicação no X.
Na semana anterior, durante uma entrevista a um veículo de comunicação francês, o petista havia expressado apoio à democrata Kamala Harris, afirmando que a vitória dela representaria um caminho mais seguro para o fortalecimento da democracia global e que estava torcendo por sua eleição.
Vitória de Trump
A vitória de Trump foi confirmada por volta das 7h35 desta quarta-feira (6). Segundo projeção da Associated Press, ele conquistou votos suficientes no Colégio Eleitoral para assegurar um novo mandato como presidente dos Estados Unidos.
Com 277 votos no Colégio Eleitoral e liderança no voto popular, Trump superou sua adversária, Kamala Harris, em uma eleição histórica. A vitória foi anunciada após ser atingida uma margem segura de votos, garantindo que a democrata não pudesse mais reverter o resultado.
Trump discursou como presidente eleito na manhã desta quarta-feira para apoiadores na Flórida, afirmando que seu novo governo será marcado por uma “era de ouro da América”. Ele declarou: “Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América.”