Alerta laranja é lançado para o Maranhão. (Arte: Inmet) |
O tempo vai permanecer instável nesta terça-feira (12) e restante de semana. Para os próximos dias, a previsão indica que as chuvas continuarão a se concentrar no interior do Nordeste, com destaque para o sul do Maranhão, o oeste da Bahia e sul do Piauí.
O Maranhão registrou volumes expressivos de chuva. Em Mirador, o acumulado foi de 149,8 mm no início desta semana, superando a média histórica para novembro, que é de 110 mm. Já em Grajaú, a chuva atingiu 146,2 mm, também acima da média mensal de 105 mm. As informações são do site ClimaTempo.
Enquanto a frente fria trouxe chuvas expressivas no interior e parte do litoral sul da região, o norte do Nordeste não foi significativamente afetado. Nessas áreas, o sistema não teve força suficiente para provocar chuvas intensas, mantendo o clima mais estável e seco.
De acordo com a previsão, até o fim desta semana, os maiores acumulados de chuva se concentrarão no interior do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) lançou um alerta laranja de chuvas intensas para a área central e sul do Maranhão. Deve haver chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h).
Veja os municípios maranhenses com alerta laranja de chuvas intensas:
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).