Aldeias Altas e Caxias recebem observação astronômica gratuita

Caravana do Luar do Sertão chega ao Maranhão para três dias de atividades abertas ao público.


Entre os dias 12 e 14 deste mês, Caxias e Aldeias Altas receberão a Caravana do Luar do Sertão, projeto que oferece observações astronômicas gratuitas para a comunidade. O evento, que permitirá a visualização de planetas, do Sol, estrelas e da Lua, é uma oportunidade de aproximação com a ciência e será realizado com o apoio da Universidade Estadual do Maranhão e das Prefeituras de Caxias e Aldeias Altas.

No dia 12 (terça-feira), a programação ocorrerá no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, das 16h às 22h. No dia 13 (quarta-feira), o projeto estará no Mirante de São João, em Aldeias Altas, no mesmo horário. Já no dia 14 (quinta-feira), a atividade retorna a Caxias, no Mirante da Balaiada, das 16h às 22h. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

A Caravana do Luar do Sertão é uma iniciativa nacional financiada pelo CNPq e idealizada pelo professor Sérgio Scarano, da Universidade Federal de Sergipe. O projeto conta com o envolvimento do professor Ronilson Pinheiro, do IFMA Campus Caxias e gestor do Centro de Referência de Colinas, que integra a equipe executora. Com abrangência em todos os estados do Nordeste e em alguns estados de outras regiões, o projeto irá promover observações astronômicas em 30 municípios nordestinos. No Maranhão, foram selecionados os municípios de Caxias e Aldeias Altas.

A Universidade Federal de Sergipe, por meio do projeto, realizou uma doação de equipamentos ao IFMA Campus Caxias para apoiar as atividades: um projetor, um notebook, um telescópio e uma mesa digitalizadora. Estes equipamentos serão utilizados para enriquecer a experiência dos participantes durante as observações e para dar continuidade a ações educativas.

O professor Ronilson Pinheiro destaca a importância do projeto para a popularização da ciência e convida todos a participarem. "A Caravana do Luar do Sertão traz ao público uma chance única de se aproximar do universo, literalmente! Poder ver os planetas, as estrelas e a Lua com o auxílio de equipamentos especializados nos permite refletir sobre a nossa posição no cosmos e estimula o interesse pela ciência em todas as idades. Convidamos todos da região para estarem conosco nesses dias e aproveitarem essa experiência fascinante", disse.


Fonte: ASCOM /IFMA

Postagem Anterior Próxima Postagem