A sexta edição do projeto ESMAM Itinerante foi concluída na quinta-feira (24), com a capacitação de 153 profissionais do Judiciário nas comarcas de Codó, Caxias, Matões, Timon e de outras unidades localizadas na Região dos Cocais. Durante a semana, a equipe da Escola Superior da Magistratura do Maranhão compartilhou com a direção dos fóruns, servidores e servidoras ações de capacitação, palestras e oficinas, ressaltando a importância da instituição para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Judiciário à população.
A programação incluiu reuniões informais, rodas de conversa sobre o funcionamento e a missão da escola, bem como sobre as demandas relativas à formação e capacitação, visando à melhoria contínua da prestação dos serviços da justiça nessas regiões.
Entre os cursos ofertados nesta série, está o de Requisições de Precatórios Judiciais pelo Sistema de Administração de Precatórios (SAPRE), essencial ao bom funcionamento das varas judiciais, com instrutoria de Karoby Jacks e Vanesca Pascoal. O treinamento reuniu profissionais que atuam nas secretarias judiciais, com uma metodologia prática, baseada na troca de experiências e na análise de casos concretos, para a melhoria contínua dos processos judiciais e adaptação às constantes mudanças normativas que impactam a elaboração das requisições de precatórios.
A diretora da ESMAM, desembargadora Sônia Amaral, ressalta que, além de levar capacitação técnica e jurídica, o projeto funciona como um espaço para conhecer as ações formativas da escola judicial, tirar dúvidas, apresentar demandas de cursos e eventos de interesse dessas regiões, muitas vezes distantes e que carecem de uma atenção especial.
GESTÃO JUDICIAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Distribuição dos processos, certidões, intimações, citações, carga ao advogado, contagem de prazos, metas e outras inúmeras atividades que fazem parte da rotina de quem trabalha nas diversas secretarias dos fóruns judiciais foram temas da capacitação orientada pelo juiz Rodrigo Terças, durante a semana.
Terças apresentou e testou nas turmas, técnicas modernas de gestão processual que otimizam e padronizam estes procedimentos. Foram discutidos casos práticos vivenciados no dia a dia das unidades, abordando sobre gestão de pessoas e liderança, comunicação, planejamento estratégico, mapeamento e diagnóstico organizacional, métodos de soluções de problemas, organização e métodos em assessoria e secretaria judicial.
No encerramento, em Timon, o juiz do TJMA Felipe Damous ministrou o curso de Prática Jurídica com Inteligência Artificial, trazendo discussão sobre os desafios éticos e regulatórios associados à utilização da IA no meio jurídico para mais celeridade e eficiência no desenvolvimento dos serviços do Judiciário.
“A crescente complexidade dos casos e o volume de processos demandam que a magistratura esteja equipada com as mais avançadas ferramentas tecnológicas. A inteligência artificial, especialmente, por meio do ChatGPT, oferece oportunidades únicas para otimizar tarefas, desde a gestão documental até suporte na tomada de decisões judiciais, promovendo maior eficiência e precisão no trabalho de juízes e juízas”, ressaltou o formador.
APERFEIÇOAMENTO
A juíza Cínthia Facundo, da Vara Única da Comarca de Matões, disse que a capacitação vem aperfeiçoar o quadro funcional, tornando o processamento das ações mais ágil e eficiente, o que beneficia diretamente a sociedade.
“A jurisdição é nossa atividade-fim e a realização desses cursos promove progressão do trabalho intelectual e acesso ao conhecimento, que necessita de alimento contínuo, além de melhores métodos para efetivação da entrega do trabalho judicial à população. Agradecemos à diretoria da ESMAM pela iniciativa”, disse o diretor do Fórum de Timon, juiz Weliton Carvalho.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Outro ponto alto da programação foi a tarde cultural com participação de servidores e servidoras das unidades judiciais. Houve exposição de artes e literatura, apresentações musicais, entretenimento, integração e manifestação dos talentos artísticos.
A equipe da ESMAM é formada pelas servidoras Liliane Mendes (diretoria administrativa) e Joseane Cantanhede (analista judiciária bibliotecária) e os servidores Carlos Belo (secretaria-geral) Jhonathan Aroucha (núcleo de comunicação) e Jahilton Serpa (transporte e logística).
Fonte: ASCOM/ESMAM