IFMA de Caxias abre inscrições no Seletivo 2025 para Ensino Médio/Técnico com 160 vagas


O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) segue com inscrições abertas no Processo Seletivo 2025 para os cursos técnicos de nível médio. Os candidatos poderão se inscrever até o dia 21 de outubro, pela internet. Esta etapa é confirmada somente após o pagamento da taxa no valor de R$ 30.

Estão sendo ofertadas 6.110 vagas em 29 campi localizados em 27 cidades maranhenses. No Campus Caxias, são 160 vagas distribuídas entre os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Administração (manhã), Agroindústria (tarde), Agropecuária (tarde) e Informática (manhã).Esses cursos são na modalidade integrada, onde o estudante cursa, simultaneamente, o Ensino Médio e a formação técnica. Com duração de três anos, ao concluir, o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio, capacitando-o tanto para o mercado de trabalho quanto para a continuidade dos estudos no ensino superior.Para concorrer às vagas, os candidatos precisam ter concluído o Ensino Fundamental antes da data de matrícula, conforme o cronograma do edital. Além disso, é importante observar os critérios de reserva de vagas. Clique aqui e saiba mais sobre os cursos técnicos oferecidos pelo Campus Caxias.

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário on-line. Em seguida, será gerada uma guia de pagamento no valor de R$ 30. A taxa poderá ser paga por PIX (via leitura de QR code) ou boleto (via código de barras) em qualquer agência bancária ou seus correspondentes. O prazo para pagar vai até o dia 22 de outubro. As inscrições só serão homologadas após o pagamento.

Em todos os campi do IFMA, haverá terminais de computadores com acesso à internet para os candidatos que precisarem efetuar sua inscrição, podendo ser auxiliados por um servidor da instituição. Os computadores estarão disponíveis das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Em cada curso, 50% das vagas são destinadas aos candidatos que estudaram todo o Ensino Fundamental em escolas públicas. Dessas vagas, metade é reservada para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo per capita, e a outra metade para estudantes de qualquer faixa de renda. Dentro de cada grupo de cotas, haverá a reserva de 79,84% das vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, 9,10% para pessoas com deficiência e 3,97% para quilombolas. Além disso, o IFMA reserva 2,5% das vagas totais do processo seletivo para candidatos com deficiência, independentemente da origem escolar, renda ou raça/etnia. Mesmo que o cálculo das reservas resulte em fração inferior a uma vaga, será garantida ao menos uma vaga para cada grupo de cotas por curso e turno.

A prova do Processo Seletivo será aplicada no dia 24 de novembro e contará com 30 questões objetivas, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. Cada questão terá quatro alternativas, com uma única resposta correta. Os conteúdos exigidos nas disciplinas constam no Anexo VI do Edital. A prova terá início às 13h30 e duração de três horas. Os candidatos devem chegar ao local até as 13h, pois os portões serão fechados nesse horário. É obrigatório apresentar documento de identidade original com foto (RG ou outro documento oficial) e utilizar caneta esferográfica azul ou preta de material transparente.

Para mais informações, acesse a página do Seletivo Técnico: https://estudenoifma.ifma.edu.br/tecnico/.


Fonte: ASCOM/IFMA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem