Menino viraliza treinando salto com vara com material improvisado no interior do Piauí


O atleta Moisés da Silva Morais, de 13 anos, viralizou nas redes sociais com seus vídeos praticando salto com vara no quintal de casa, em Curralinhos, a 78km de Teresina (PI). Em entrevista exclusiva ao Portal ClubeNews, o adolescente conta como sua história com o atletismo.

Nos vídeos que circulam nas redes sociais, Moisés aparece pulando – com auxílio de uma vara de bambu – em uma altura de 1,70 metros no quintal da própria casa, sem o uso de equipamentos de segurança, como colchões.

O jovem pratica há dois anos o esporte e conta com o treinamento do professor Josimar Versão. Os treinos acontecem uma vez por semana em um campo de futebol no bairro Faveira, em Curralinhos.

Início no atletismo

O pai de Moisés, Ismar Soares da Costa, e a mãe, Antonia Gardênia da Silva, relatam que o filho iniciou no esporte em 2023, quando a escola onde ele estuda ofertou vagas para um programa de atletismo que seria implantado na cidade.

“Ele um dia chegou da escola dizendo que tinha se inscrito em um programa de atletismo; eu disse para que ele fosse e continuasse, ele não parou mais”, diz a mãe.

Moisés se inscreveu imediatamente no programa. E começou no atletismo com a corrida com salto. No entanto, o treinador orientou para experimentar o salto com a vara.

Moisés treina salto com vara no Piauí (Foto: Laisa Mendes/ClubeNews)

Moisés treina salto com vara no Piauí (Foto: Laisa Mendes/ClubeNews)

“Eu comecei com o salto a distância, mas não gostei muito, no campo onde eu treinava tinha muitas pedras. Depois eu vi o salto com vara e o professor me perguntou se eu queria treinar, então eu fui”, lembra Moisés.

O adolescente se destacou nos treinos. Atualmente, ele é o único a realizar o salto com a vara na equipe de treino de Curralinhos. O professor Josimar afirma que ele tem uma dedicação incrível que vai além das aulas realizadas no campo.

Treinos em casa

A mãe contou que Moisés começou brincando nos horários de lazer. Aos poucos, ele montou em casa uma estrutura composta por varetas de bambu e elásticos. A vara com que salta, ele mesmo fez com ajuda do pai. Um pedaço de bambu queimado que consegue se tornar ainda mais resistente e flexível.

O salto é realizado após uma corrida de 17 passos, com o impulso da vara em um buraco cavado no chão do quintal de casa. Ele não usa colchões para amortecer a queda e aprendeu ao longo da prática a cair em pé.

Moisés com as medalhas conquistadas (Foto: Laisa Mendes/ClubeNews)

Competições

Com dedicação o jovem conta que já alcançou a marca de 2 metros e 60 centímetros. Participou de competições de nível municipal, estadual e regional. Ao todo são 13 medalhas conquistadas em um ano.

A primeira medalha que o jovem ganhou foi a de bronze em um campeonato piauiense de atletismo, realizado em maio de 2023. A última e a considerada mais importante foi conquistada em maio deste ano.

Dedicação e crescimento

O treinador Josimar Versão afirma que o jovem tem chances de crescer no esporte, sua coragem é um diferencial entre muitos atletas. Apesar de no início deste ano ter desejado desistir, pois os treinos foram interrompidos por alguns meses, o garoto permaneceu.

“Ele tem uma dedicação incrível, que segue as orientações. As condições mostradas no vídeo são a pura realidade e, embora, não possua uma infraestrutura adequada, ele segue tudo direitinho, e ele sempre busca melhorar”, diz o professor.

Moisés com os pais e o irmão (Foto: Laisa Mendes/ClubeNews)

Apoio e investimento

O treinador Josimar explica que o salto com vara é uma modalidade difícil, de alto custo, e sem um local de treino adequado se dificulta, com a idade dos atletas, em manter os resultados que estão sendo apresentados.

“Estou torcendo que consigamos que o Moisés e outros atletas de Curralinhos tenham acesso a uma infraestrutura boa. Tanto na cidade como em Monsenhor Gil, temos muitos atletas e vamos com a cara e coragem, com o incentivo das palavras”, afirma.

O pai de Moisés, Ismar, considera que o apoio do professor durante os treinos foi essencial para o desenvolvimento do filho. Além disso, admira o próprio filho por sua determinação.

“Eu estou investindo, acho maravilhoso. Porque uma pessoa como ele, muito interessada e na idade dele, eu achei que ele desempenhou bastante. Então hoje eu estou muito grato pelo que ele está cedendo para mim”, diz o pai.

Moisés treina salto com vara no Piauí (Foto: Laisa Mendes/ClubeNews)

Treinador Josimar (Foto: Laisa Mendes/ClubeNews)

Campo que Moises treina (Foto: Laisa Mendes)

Fonte: Clube News

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem