Alunos do IFMA/Caxias conquistam bicampeonato piauiense sub-18 de vôlei


Pelo segundo ano consecutivo, o projeto KF Vôlei, de Caxias, consagrou-se campeão do campeonato piauiense sub-18 masculino de vôlei. A equipe, que venceu o time ACL por 2 a 1 em uma emocionante final decidida no tie-break, contou com a participação de dois alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, Eric Costa Viana e Fábio Willian de Sousa Teixeira, ambos estudantes do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio.

Além de Eric Viana e Fábio Teixeira, o time KF Vôlei também inclui o aluno Davi de Araújo Andrade, que não pôde participar da competição devido a uma lesão. Os três alunos se integraram ao projeto em 2023 e, desde então, vêm contribuindo significativamente para os resultados alcançados.

Eric Costa Viana compartilhou a sua trajetória, mencionando que desde cedo foi apaixonado por esportes. “Quando criança, eu costumava jogar futebol, até que, em fevereiro de 2023, fui apresentado ao vôlei de quadra pela primeira vez. Desde então, dediquei-me intensamente ao esporte e hoje estou colhendo grandes oportunidades”, afirmou Eric. Ele destacou ainda que o projeto KF Vôlei oferece grandes chances para aqueles que estão dispostos a perseguir suas metas.

Fábio Teixeira também comentou sobre a importância do vôlei em sua vida. “O vôlei tem sido fundamental para mim, tanto como forma de manter a disciplina nos estudos quanto como meio de desenvolvimento pessoal. O esporte não só me ajuda a ter mais foco e determinação, mas também me proporciona momentos de superação e aprendizado”, destacou Fábio.

Projeto KF Vôlei – Os treinadores Kelly Anny Cavalcante e Antonio Reis Filho, responsáveis pelo time, ressaltaram que o principal objetivo do projeto KF Vôlei é proporcionar aos jovens um ambiente saudável e seguro para o desenvolvimento físico, social e mental. “Buscamos manter os jovens afastados de influências negativas das ruas e do excesso de tempo nas telas de celulares e computadores, incentivando o desenvolvimento de habilidades sociais e promovendo a saúde física e mental”, explicaram.

Kelly Anny também destacou a importância de oferecer suporte psicológico aos jovens atletas. “Estamos em busca de uma parceria com um psicólogo para acompanhar nossos atletas, pois percebemos que eles precisam muito desse apoio. No ano passado, realizamos um evento do Setembro Amarelo, trazendo um psicólogo para palestrar e orientar nossos jovens”, lembrou Kelly.

O projeto KF Vôlei teve início no início de 2022, logo após a pandemia, com o objetivo de tirar Erick, filho de Kelly, do sedentarismo e da exposição excessiva às telas. “Levamos Erick para os treinos, ele gostou e perguntou se podia chamar alguns amigos da escola. Aos poucos, o grupo foi crescendo, e formamos o time do Instituto Educacional Maciel, que, posteriormente, competiu nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e foi chamado para integrar a Seleção Maranhense Sub-16”, relatou Kelly.

Ela também explicou a origem do nome do time. “KF é uma sigla para Kelly e Filho. Meu marido é militar, e a maioria dos treinos acontece no Centro Recreativo Social do 2º Batalhão de Polícia Militar do Maranhão (PMMA), o que me deixa mais tranquila em relação à segurança das crianças e adolescentes”, destacou Kelly. Ela também mencionou que o projeto conta com o apoio dos pais dos atletas e de alguns empresários locais.

Hoje, o projeto KF Vôlei abrange turmas de iniciantes, tanto masculino quanto feminino, a partir dos 10 anos. No masculino, são oferecidas as categorias Sub-16, Sub-18 e Sub-21, enquanto no feminino há a categoria Sub-18.

Conquistas do KF Vôlei:

2023:

  • 4 atletas convocados para a Seleção Maranhense Sub-16.
  • Campeão Piauiense Sub-18 masculino.
  • Campeão Piauiense Sub-16 masculino.
  • Campeão da Copa Falcon Sub-16 masculino.
  • Vice-campeão do Fest Vôlei juvenil em Teresina, tanto no masculino quanto no feminino.

2024:

  • Campeão Sub-21 do Campeonato Intermunicipal de Passagem Franca.
  • Campeão Piauiense Sub-18 masculino.
  • Terceiro lugar no Piauiense Sub-18 feminino.
  • 1 atleta na Seleção Maranhense Sub-18.
  • 2 atletas na Seleção Maranhense Sub-16.
  • 2 atletas convocados por um time da capital para disputar o Campeonato Maranhense Sub-16, sagrando-se campeões.
  • 2 atletas convocados por um time de Açailândia para disputar o Maranhense Sub-18, conquistando o vice-campeonato.
  • Alguns atletas convocados para a Seleção Piauiense Sub-16 e Sub-18, aguardando o resultado da seletiva.


Fonte: IFMA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem