Suposto atentado contra Trump em comício deixa 2 mortos; entre eles o atirador

.

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, durante comício que deixou duas pessoas mortas. Imagem: Reprodução.

O tiroteio que ocorreu durante o comício de Donald Trump na Pensilvânia deixou duas pessoas mortas, incluindo o autor dos disparos, como informa o promotor distrital do condado de Butler, Richard Goldinger. As informações são do jornal The Washington Post. A outra vítima seria um espectador do comício que teria sido atingido na arquibancada atrás de Trump.

O ex-presidente foi atingido na orelha e escoltado por seguranças armados, permanecendo no chão por cerca de um minuto. De acordo com o porta-voz de Trump, Steven Cheung, “ele está bem”. Imagens da TV norte-americana também mostram um homem caído em cima de um telhado próximo ao local do comício e tiroteio. Ele seria o atirador morto pela segurança após abrir fogo contra o candidato norte-americano.


Após os sons dos tiros, Trump caiu no chão durante seu discurso e foi rapidamente cercado por seguranças armados. Ele então se levantou, ergueu o punho no ar e gritou para o público antes de ser escoltado para fora do palco. Durante a cena, é possível ouvir muitos tiros.

Fotos divulgadas pela Associated Press mostram sangue no rosto de Donald Trump, mas ainda não está claro se o ferimento foi causado pela queda.

O Serviço Secreto dos EUA e a Polícia local ainda não divulgaram detalhes adicionais sobre o incidente, e a investigação está em andamento. Segundo a imprensa norte-americana, pelo menos mais uma ou duas pessoas que estavam no local ficaram feridas com gravidade e estão internadas em hospitais da região.

O presidente Joe Biden, entre outros, condenou o atentado.

O presidente Lula também usou o X para condenar o ataque:

.

Atirador matou 1 pessoa e deixou 2 feridas antes de ser morto, diz Serviço Secreto

O Serviço Secreto dos Estados Unidos emitiu um comunicado confirmando que o suposto atirador fez vários disparos em direção ao palco “de uma posição elevada fora do local do comício” onde o ex-presidente Donald Trump estava.

O atirador matou uma pessoa na plateia e deixou outras duas gravemente feridas, diz o comunicado. Os agentes mataram o agressor no local.

Confira a declaração na íntegra:

“Durante o comício de campanha do ex-presidente Trump em Butler, Pensilvânia, na noite de 13 de julho, aproximadamente às 18h15, um suposto atirador disparou vários tiros em direção ao palco, a partir de uma posição elevada fora do local do comício.

“O pessoal do Serviço Secreto dos EUA neutralizou o atirador, que já faleceu. O Serviço Secreto dos EUA respondeu rapidamente com medidas de proteção e o ex-presidente Trump está seguro. Um espectador foi morto e dois espectadores ficaram gravemente feridos. Este incidente está atualmente sob investigação e o Serviço Secreto notificou o FBI.”

Tiros irromperam em um comício de Donald Trump neste sábado, provocando pânico na multidão e deixando o candidato presidencial republicano com sangue no rosto, antes de ele emergir e, desafiadoramente, erguer o punho no ar antes de ser conduzido a um carro que o aguardava.

Trump agarrou sua orelha antes que os seguranças o levassem embora. O Serviço Secreto e a campanha do ex-presidente disseram que Trump estava seguro após os tiros em Butler, Pensilvânia, cerca de 50 km ao norte de Pittsburgh.

Um vídeo ao vivo mostrou sangue espalhado na bochecha direita e na orelha de Trump.

Os disparos ocorrem menos de quatro meses antes da eleição de 5 de novembro, quando Trump enfrentará uma revanche eleitoral com o presidente democrata Joe Biden.

O porta-voz da campanha de Trump disse que o candidato republicano estava bem e que estava sendo examinado em um centro médico local.

“O presidente Trump agradece às autoridades policiais e aos socorristas por sua ação rápida durante esse ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão em seguida”, disse o porta-voz Steven Cheung em um comunicado.

O ex-presidente tinha acabado de começar seu discurso quando os tiros irromperam e Trump e outros participantes do comício foram ao chão. Agentes do Serviço Secreto o cercaram e Trump desapareceu atrás do púlpito por cerca de um minuto antes de ser levado às pressas para o veículo que o aguardava


 Fonte: DCM

Postagem Anterior Próxima Postagem