IFMA oferece 70 vagas em curso de Educação Especial Inclusiva em Caxias

 

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA), por meio da Pró-reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae), lançou uma Chamada Pública para o curso de aperfeiçoamento em Educação Especial na perspectiva inclusiva. Este curso visa proporcionar formação continuada para professores e profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), especialmente no contexto das salas de recursos e na rede pública de ensino. O objetivo é aprimorar conhecimentos e habilidades que promovam o desenvolvimento dos estudantes do público da Educação Especial (EPAEE) no ambiente escolar, assegurando uma educação de qualidade inclusiva. O curso é financiado pelo Termo de Execução Descentralizada (TED) n° 13394, com execução acompanhada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação. 
As inscrições ocorrem de 25 de julho a 5 de agosto, exclusivamente via formulário online. Os candidatos deverão enviar documentos como identidade oficial com foto, CPF, comprovantes de enquadramento no público-alvo do curso e, para as vagas reservadas, laudos e documentos específicos conforme descritos no Edital. 

Serão ofertadas 700 vagas distribuídas em 10 cidades: Açailândia, Bacabal, Barreirinhas, Caxias, Codó, Colinas, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos e São Luís. No Campus de Caxias, serão disponibilizadas 70 vagas. Das vagas ofertadas, 10% serão reservadas para pessoas com deficiência (7 vagas), 20% para pessoas pretas, pardas e indígenas (14 vagas) e 10% para servidores do IFMA (7 vagas).

Os candidatos serão classificados por ordem de inscrição, seguindo a ordem de preferência:

1. Professores ou profissionais que atuam prioritariamente com AEE no contexto das salas de recursos e na rede pública de ensino.

2. Professores e profissionais que atuam com AEE em escolas privadas ou que, apesar de não terem vínculo profissional atual, tenham atuado neste contexto nos últimos dois anos.

3. Professores e profissionais da educação que atuam em educação especial, como intérpretes de libras, transcritores de textos Braille, tutores, acompanhantes terapêuticos, cuidadores, psicopedagogos, entre outros.

4. Professores e profissionais da educação em geral.

A classificação final dos candidatos aprovados será feita por ordem crescente de pontuação, considerando o município e o módulo. O resultado será publicado no dia 23 de agosto. Os candidatos aprovados deverão confirmar sua participação no curso através de um formulário que será disponibilizado junto ao resultado final, no prazo estabelecido no cronograma do edital.

O curso terá uma carga horária de 180 horas, dividido em seis módulos. As aulas serão realizadas presencialmente nos finais de semana, de agosto a dezembro. Em Caxias, as aulas ocorrerão na unidade do IFMA localizada na Rodovia MA-349, SN, Teso Duro, CEP: 65.604-500.

Para obter mais informações e orientações sobre este processo seletivo, os interessados podem entrar em contato com a Coordenadoria do projeto pelo e-mail: cursoeducacaoinclusiva@ifma.edu.br. O edital completo e mais detalhes estão disponíveis no site do IFMA.


Fonte: ASCOM/IFMA

Postagem Anterior Próxima Postagem