IFMA Caxias lança edital com 200 vagas em cinco municípios para curso de Pedagogia e EPT

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias lançou edital contendo as normas e os procedimentos para a inscrição, seleção e classificação dos candidatos ao Processo Seletivo Simplificado para ingresso no Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

São ofertadas 200 vagas, distribuídas entre os municípios de Açailândia, Codó, Humberto de Campos, Imperatriz e São Luís. No ato da inscrição, o candidato deve optar por apenas um polo, sem possibilidade de mudança posterior. Há percentuais de vagas reservadas para egressos de escolas públicas, pessoas com deficiência, pretos, pardos e indígenas, além de professores da educação básica. Compete exclusivamente ao candidato certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos pelo IFMA para concorrer às vagas reservadas. As inscrições ocorrem exclusivamente pela internet, de 10 a 30 de julho.

No momento da inscrição online, o candidato deverá anexar, em formato PDF, os documentos exigidos conforme sua categoria. Além de informar seu nome completo, sistema de cotas (se deseja concorrer) e o nome do município/polo, o candidato deve cadastrar as notas do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa (PRT), Matemática (MTM), Física (FIS), Biologia (BIO), Química (QUIM), História (HIS) e Geografia (GEO).

A seleção dos candidatos ocorrerá por Polo de Apoio Presencial e terá como critério o Coeficiente de Rendimento (CR), calculado com base nas notas das disciplinas informadas no momento da inscrição. O preenchimento das vagas será feito em ordem decrescente da nota do CR, obedecendo ao quantitativo de vagas estabelecido para cada curso no Quadro de Vagas. Os candidatos classificados além do número de vagas ofertadas comporão a lista de excedentes, obedecendo à ordem decrescente de pontuação por polo. A lista de excedentes será composta por 100% do quantitativo de oferta de vagas por polo. O resultado final será divulgado no dia 30 de agosto.

Os candidatos convocados deverão realizar matrícula no Polo de Apoio Presencial para o qual se inscreveram, de acordo com as datas dispostas no cronograma do Edital Nº 141/2024. As matrículas serão realizadas de 30 de agosto a 6 de setembro. As aulas inaugurais estão previstas para começar a partir do dia 27 de setembro.

O curso será ofertado na Modalidade a Distância, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), mas possui em sua carga horária encontros presenciais obrigatórios a serem realizados nos Polos/Municípios de Apoio Presencial. Os encontros presenciais ocorrerão preferencialmente aos sábados, podendo ser realizados em outros dias da semana, conforme a disponibilidade do Polo de Apoio Presencial. A presença regular do aluno é necessária, pois os encontros configuram momentos de interação entre tutores e alunos, além das avaliações previstas na Legislação da Educação a Distância. 

Para obter a certificação de Licenciado na área do curso, o aluno deverá concluir, com êxito, todas as disciplinas ofertadas, realizar a defesa e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso e cumprir a carga horária de atividades complementares. 

Para mais informações, acesse aqui a página do processo seletivo. Dúvidas podem ser sanadas por meio do e-mail coordenacaopedagogia.caxias@ifma.edu.br.

Sobre o Curso - O curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica (EPT) tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na docência e gestão educacional em instituições públicas e privadas. Alinhado à missão do IFMA de promover educação profissional, científica e tecnológica comprometida com a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável, o curso oferece uma sólida formação teórico-prática.

O curso é projetado para habilitar profissionais para o ensino na educação básica e em cursos de educação profissional e tecnológica. Além disso, prepara os estudantes para atuar na gestão do sistema escolar e em espaços não escolares, proporcionando uma formação baseada no domínio de conteúdos pedagógicos e específicos, favorecendo a compreensão crítica da educação e das práticas educativas.

A metodologia do curso é fundamentada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo a articulação entre teoria e prática. Busca desenvolver profissionais críticos e reflexivos, aptos a contribuir para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

Os licenciados estarão preparados para o exercício da docência na educação básica, com foco na educação profissional e tecnológica, e para a iniciação em atividades de pesquisa. Também serão capacitados para o desenvolvimento de projetos de Educação a Distância (EaD), garantindo uma formação ampla e diversificada.

Saiba mais sobre o curso clicando aqui.


Fonte: ASCOM/IFMA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem