Alunos e professoras do IFMA publicam artigo em revista internacional

Aceito pelo International Journal of Human Sciences Research, uma revista internacional de ciências humanas, a submissão envolveu a colaboração de estudantes e docentes dos campi Caxias e Timon

Pesquisas têm mostrado que obstáculos afetam o envolvimento de educadores e estudantes nas atividades relacionadas aos esportes de orientação durante as sessões educacionais. Visando solucionar essa questão, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) desenvolveu um projeto que resultou na criação do jogo de tabuleiro temático "Explorar e conquistar: desafios da orientação". Esse jogo, inspirado no conceito de esporte de orientação, tem como objetivo auxiliar professores de educação física a aprimorar suas abordagens das atividades relacionadas ao tema em sala de aula. Por ser um jogo cooperativo, também funciona como uma ferramenta pedagógica que promove o engajamento dos alunos com o conteúdo.

O projeto foi selecionado no âmbito do Edital Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI) Nº 43/2022 - Fábrica de Jogos - Edital de Inovação. Recentemente, os resultados foram submetidos ao International Journal of Human Sciences Research, uma revista internacional de ciências humanas (ISSN 2764-0558), onde foram aceitos e publicados no volume 4, número 14, no dia 16 de abril de 2024.

A submissão envolveu a colaboração de estudantes e docentes dos campi Caxias e Timon: Ian Neri Rodrigues Ferreira (aluno do Bacharelado em Ciência da Computação no Campus Caxias), Pedro Henrique Oliveira de Moura (recém-formado no Técnico em Informática na Forma Integrada ao Ensino Médio pelo Campus Timon), Erica Brito dos Santos (professora no Campus Timon) e Waldirene Pereira Araujo (professora no Campus Caxias).

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

O aluno Ian Neri Rodrigues relata o entusiasmo com o projeto. “Começamos esse projeto com várias ideias e muita curiosidade sobre o tema. Conforme nossas pesquisas foram se desenvolvendo e nosso entendimento da área foi amadurecendo, ficamos impressionados com o potencial dos jogos como ferramenta pedagógica”, frisou. Concluir a pesquisa, apresentar os resultados no Universo IFMA para receber feedback da comunidade e publicar o artigo foi uma grande realização em suas carreiras como pesquisadores. “Somos eternamente gratos pela oportunidade que o IFMA nos proporcionou e pela ajuda de todos os professores que nos apoiaram ao longo da jornada”, declarou.

Para mais informações e para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Fonte: ASCOM/IFMA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem