Programa TEAtivo do Governo Lula é lançado oficialmente em Caxias

O primeiro TEAtivo do Brasil: projeto pioneiro de inclusão esportiva para crianças e jovens autistas foi inaugurado, com planos de expansão para São Luís, Imperatriz e todas as capitais do Nordeste, em colaboração com as APAEs, visando abranger todo o país.

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, foi lançado oficialmente em Caxias, o Programa TEAtivo, do Governo Lula, pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Prefeitura, que tem como objetivo democratizar o acesso às práticas esportivas, de atividades físicas e de lazer, especializadas para crianças e adolescentes autistas, com idade entre 5 e 18 anos. O programa vai funcionar na Escola Municipal Antenor Viana Jr.

O evento contou com a presença de autoridades políticas locais, do estado e do país que destacaram a importância da inclusão, que é uma das prioridades do Governo do presidente Lula. Entre os presentes: Ministro do Esporte, André Fufuca; Iracema Vale, Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, além Deputada Estadual, Daniella; Deputada Federal, Amanda Gentil, vereadores, secretários municipais.

“O governo do presidente Lula lança uma nova iniciativa para fortalecer o apoio às crianças e jovens com autismo. Iniciamos com a entrega do primeiro núcleo em Caxias-MA e planejamos expandir para Imperatriz, São Luís e todas as capitais do Brasil, em parceria com as APAEs." Ressaltou o Ministro do Esporte.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ressaltou a alegria de aderir o programa no município. “Caxias fica muito feliz por sediar esse programa impar no Brasil e, acima de tudo, por trazer valorização para todas as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, isso mostra o compromisso que nós, da gestão pública, estamos tendo com nossa população”, disse.

Na oportunidade, também foi realizada visita técnica ao 2º BPM de Caxias, no espaço de Equoterapia, uma forma de terapia assistida com cavalos que pode ajudar no desenvolvimento de crianças com o diagnóstico de autismo.


O centro oferecerá uma variedade de modalidades esportivas adaptadas para atender às necessidades de mais de 300 crianças autistas da cidade de Caxias, a partir dos 6 anos de idade, além de atividades recreativas.

A iniciativa pioneira do Governo Lula através do Ministério do Esporte, de forma inédita na pasta, demonstra um compromisso renovado com a inclusão e acessibilidade no esporte, proporcionando oportunidades de desenvolvimento e integração social para a comunidade autista.

Da Redação Aldeias Altas News 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem