São João do Sóter está entre as cidades em situação de emergência devido às chuvas no MA

A última cidade a decretar situação de emergência foi Tuntum, os outros municípios são Formosa da Serra Negra, São Roberto e São João do Sóter.

Estrada que liga são Joaquim Com a Maria preta - São João do Sóter 

O município de Tuntum , a 421 km de São Luís, decretou situação de emergência por causa das fortes chuvas que atingem a cidade. Com isso, o Maranhão tem quatro cidades em emergência.

Além de Tuntum, os outros municípios são Formosa da Serra Negra, São Roberto e São João do Sóter.

O rio Pindaré está com 13 metros e 10 centímetros acima do nível normal, expulsando dezenas de pessoas de casa. O rio cheio também vira atração turística, pois a pescaria de anzol é uma forma de relaxar depois de uma semana de trabalho, mas a tranquilidade pode mudar em poucas horas

A Defesa Civil de Alto Alegre do Pindaré alerta que o rio que passa pela cidade subiu cerca de um metro nos últimos três dias. O volume de água demorou 24 horas pra chegar e deve alcançar Pindaré-Mirim, cidade vizinha.

A mesma chuva que aumenta o nível dos rios provoca alagamentos em cidades cortadas por córregos. Em Esperantinópolis, no Médio Mearim, a estrada que de acesso à cidade foi encoberta pela água e os carros não estão passando.

Cerca de 80% da comunidade de Jenipapo, na Zona Rural de Esperantinópolis, foram afetados pelo alagamento. Segundo a prefeitura, são cerca de 250 famílias prejudicadas.

Já em Marajá do Sena, um trecho da estrada para a cidade Arame foi destruído pela erosão. Máquinas do Governo do Maranhão chegaram nesta sexta-feira (8), mas, por causa do excesso de chuva, pouco conseguem fazer. Crianças de algumas comunidades rurais ficaram sem transporte escolar.

Sobre a cidade de Esperantinópolis, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil afirmou que é responsabilidade dos municípios fornecer a primeira resposta à população em caso de danos ou prejuízos causados pelas chuvas ou enchentes. A coordenadoria disse, também que, apesar do município não ter solicitado o apoio da Defesa Civil estadual, os agentes permanecem à disposição.

Já em relação à situação em Marajá do Sena, a Secretaria de Estado da Infraestrutura declarou que máquinas já estão na cidade pra dar início aos serviços emergenciais na rodovia, mas, por causa das chuvas na região, o trabalho não começou ainda.

São João do Sóter

A prefeitura do município de  São João decretou situação de emergência no dia 22 de fevereiro  em decorrência das chuvas constantes, intensificadas a partir de 15/01/2024, somado ao alto índice pluviométrico durante este mé de fevereiro de 2024, ocasionando alagamentos em diversos pontos no território do município que impossibilidade de tráfego, suspensão de aulas que são necessárias medidas de prevenção e reparação para restabelecer a normalidade local.

Autoriza-se a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil do Município, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas e a convocação de voluntários além da realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, visando assistir à população afetada.

Veja o decreto abaixo:



O município de São João do Soter limita-se ao Norte com o município de Caxias; a Leste com o município de Caxias; a Oeste com o município de Governador Eugênio Barros e ao Sul com o município de Caxias.


Da Redação Aldeias Altas News com informações G1 e Prefeitura de São João do Sóter 


Postagem Anterior Próxima Postagem