Pioneira no MA, Aldeias Altas oferta tratamento complementar com ozonioterapia

Uma das cidades pioneiras no nordeste em ofertar a ozonoterapia na rede pública de saúde, Aldeias Altas disponibiliza o tratamento complementar à população para dores crônicas. Os procedimentos são ofertados por meio de pesquisas científicas cadastradas na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) do Conselho Nacional de Saúde.

A ozonioterapia é uma terapia com  ação anti- inflamatória e antisséptica. Ela usa o chamado "ozônio medicinal", um mistura composta, em geral, por 5% de ozônio (gás capaz de matar bactérias) e 95% de oxigênio (que daria um boost na oxigenação dos glóbulos vermelhos e melhoraria a circulação sanguína).

O ozônio medicinal é aplicado de diversas formas (diretamente no local, de forma subcutânea, intravenosa, pela vagina...) para diversas finalidades: queima de gordura, hérnia de disco, osteoporose, Alzheimer, problemas cardíacos e até alguns tipos de câncer.

No dia 07 de agosto de 2023, o presidente Lula sancionou uma lei (aprovada em julho do mesmo ano pelo Congresso Nacional) que autoriza profissionais de saúde a usar ozonoterapia como uma forma de tratamento complementar.


A lei 14.648/2023 autoriza a realização da ozonioterapia, como procedimento complementar, em todo país. Conforme a legislação, a aplicação do tratamento só poderá ser realizada por profissional de saúde de nível superior inscrito em seu conselho de fiscalização profissional, bem como por meio de equipamento de produção de ozônio medicinal devidamente regularizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, o profissional responsável pela aplicação da ozonioterapia deverá informar ao paciente que o procedimento possui caráter complementar.

Desde 2018, o Ministério da Saúde classifica a ozonioterapia como uma Prática Integrativa e Complementar (PIC), disponível no SUS. A nova lei permite que o tratamento complementar seja realizado por profissionais da saúde com ensino superior e que estejam em dia com os conselhos de fiscalização da sua área.

Quando não deve ser usado

A ozonioterapia não deve ser feita em crianças, mulheres grávidas ou em amamentação, em pessoas com infarto agudo do miocárdio, hipertireoidismo não controlado, intoxicação alcoólica ou problemas sanguíneos, especialmente trombocitopenia.

Prefeitura de Aldeias Altas oferta tratamento de ozonioterapia

Aldeias Altas é pioneira no estado do Maranhão na implantação ambulatorial de ozonioterapia para pacientes do SUS, os atendimentos são agendados nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da sede e zona rural com datas previstas para a realização dos atendimentos.


A Prefeitura de Aldeias Altas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Enf. Dr. Waldeck Pinho oferta este tratamento para a população.  No município, a ozonoterapia é usada para tratamento de dores.

A ozonoterapia é um projeto pioneiro na região dos cocais, idealizado por Waldeck Pinho e sua família. Em Aldeias Altas, a ozonoterapia ainda não trata de feridas e ferimentos. 
Enf. Dr. Waldeck Pinho idealizador do projeto ozonioterapia (Foto reprodução Instagram)

Eles atuam desde 2023, proporcionando uma melhor qualidade de vida para os atendidos pelo tratamento.  Com a parceria junto à prefeitura de Aldeias Altas, Waldek afirmou ao Aldeias Altas News que: " é uma oportunidade de ampliar a melhoria e qualidse de vida para mais pessoas. 

Desde o início de 2024, a parceria de waldek iniciou com a Prefeitura de Aldeias Altas, disponibilizando o tratamento para a população. Veja o cronograma:

CRONOGRAMA DE ATENDIMENTOS

SEGUNDA

VISITA DOMICILIAR 

UBS COSTA PINTO

QUARTA

ZONA RURAL

SEXTA

UBS SÃO FRANCISCO

CENTRO DE SAÚDE

Atenção: a ozonioterapia não é tratamento que evita ou cura a dengue e nem a Covid-19. 


Da Redação Aldeias Altas News 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem