Idoso morre após ambulância não conseguir acessar rua no Quebra Pote em São Luís

 Caso ocorreu no bairro Quebra Pote, em São Luís. Um vídeo foi gravado por quem acompanhava o atendimento.

Um idoso de 80 anos precisou ser carregado por vizinhos para chegar até a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que não conseguiu acessar a casa do paciente por risco de atolamento. O caso aconteceu nesta quarta-feira (20), no Quebra-Pote, zona rural de São Luís. Um vídeo foi gravado por quem acompanhava o atendimento.

Abandonado pela família, João Saturnino dos Santos era cuidado pela vizinha Lindalva dos Santos, 52 anos, e pela irmã desta, Maria José dos Santos, 37 anos, coordenadora de pátio do Instituto IEMA. Segundo Maria José, João apresentava sinais de demência há mais de uma semana, com episódios de perda da noção temporal e momentos em que falava sozinho pelas ruas do bairro.

De acordo com Maria José, quando Lindalva chegou à casa de João, encontrou-o na rede, mergulhado nas próprias fezes e incapaz de falar ou se mexer. O SAMU foi acionado, porém, devido às condições da rua, não pôde chegar até o local. Os moradores tiveram que colocar o idoso em uma rede e levá-lo até a ambulância. 

Mesmo após o atendimento inicial, foi necessário encontrar outra ambulância no caminho para o hospital, pois a primeira não possuía os equipamentos adequados para o suporte necessário.

Acompanhando João durante o trajeto até o hospital estava outra vizinha, a doméstica Luzemira, de 43 anos. O idoso foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento do Bacanga, onde teve duas paradas cardíacas e veio a óbito por volta das nove da noite.

Maria dos Santos destacou que a situação é recorrente devido às condições da rua, afetando não apenas o acesso à saúde, mas também o direito à educação da comunidade. Ela afirmou que até o velório de João será prejudicado pelo estado precário da via, pois será necessário descer com o caixão à mão devido a um ponto onde o carro não consegue passar.

Em nota ao Difusora ON, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) informou que já está executando ações corretivas no bairro Quebra-Pote.

Veja abaixo o momento em que João dos Santos foi levado em uma rede até a ambulância.


Fonte: Difusora on 

Postagem Anterior Próxima Postagem