Brasileiro realiza o 1° transplante de rim de porco para humano nos EUA

 O médico brasileiro Leonardo Riella liderou o primeiro transplante de rim de um porco geneticamente modificado para um paciente humano vivo, realizado em um hospital em Boston, nos Estados Unidos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (21). Anteriormente, em 2021, uma equipe de Nova York havia conduzido um procedimento semelhante como parte de uma pesquisa, em um paciente com morte cerebral.

O brasileiro Leonardo Riella realizou o procedimento nos EUA. Foto: reprodução

O transplante realizado no Massachussets General Hospital é um marco para a medicina e oferece esperança para milhares de pessoas na lista de espera por um transplante de rim. De acordo com a equipe médica, o paciente está se recuperando bem.

“Toda semana, temos que retirar pacientes da lista de espera porque ficam muito doentes para fazer um transplante durante a diálise. A disponibilidade oportuna de um rim poderia dar a oportunidade a milhares de pessoas de obter um tratamento muito melhor para a insuficiência renal do que a diálise”, disse Riella.

A pesquisa para o xenotransplante, que envolve a implantação de órgãos de animais em humanos, estava em andamento há cinco anos, realizada pelo hospital em colaboração com a empresa eGenesis.


Fonte: DCM

Postagem Anterior Próxima Postagem