Aprovados em concurso público protestam em frente a Ministério Público no MA

O grupo exigiu que o MP haja de acordo com a lei e conforme determinação do edital, uma definição de uma nova data de audiência e contra a realização de novas provas.

Na manhã desta sexta-feira (8), aprovados no concurso público de Presidente Sarney fizeram um protesto na cidade de Pinheiro, em frente ao Ministério Público. O grupo exigiu que o MP haja de acordo com a lei e conforme determinação do edital, uma definição de uma nova data de audiência e contra a realização de novas provas.

Veja o video:

Anteriormente, o Ministério Público do Maranhão iniciou um procedimento administrativo para apurar possíveis irregularidades no concurso público da prefeitura de Presidente Sarney. A banca organizadora do concurso cancelou a lista dos candidatos aprovados e anunciou uma nova prova, mas com regras diferentes do primeiro edital, o 01/2023, publicado em novembro do ano passado.

Vários participantes que foram aprovados denunciaram a decisão de cancelamento do concurso imposto que foi elaborada pela empresa LJ Assessoria e Planejamento Administrativo LTDA. Segundo Neila Paiva, uma das aprovadas, a decisão tenta privilegiar os moradores da cidade de Presidente Sarney.

“A prova foi aplicada no dia 3 de dezembro e, em seu edital, constava que seriam admitidos aqueles que tivessem pontuação pelo menos 50% de casa disciplina e também 50% da nota, não podendo zerar. Com a mudança fica claro o interesse político da cidade para tentar beneficiar os moradores de lá, prejudicando todas as pessoas que foram aprovadas e que são de fora”, afirmou Neila Paiva uma das aprovadas no concurso.

Ainda segundo a aprovada, a maioria dos que passaram no concurso vieram de fora do município e isso teria sido o principal motivo da prefeitura de Presidente Sarney pressionasse a banca para a anulação do concurso. No resultado preliminar, somente 4o pessoas do município de Presidente Sarney que foram aprovadas no concurso.

Em 15 de fevereiro, a banca decidiu por cancelar a prova e autorizou a realização de uma nova avaliação. Além disso, excluído a exigência do mínimo acerto de 50% em cada disciplina.

Os aprovados querem que a primeira avaliação seja válida. Ao todo, são 30 vagas disponíveis para o nível superior, 18 nível médio e 9 fundamental. Uma reunião entre Ministério Público e a prefeitura de Presidente Sarney estava marcada para acontecer em 29 de fevereiro, mas precisou ser remarcada, uma vez que o filho da prefeita teve problema de saúde. Contudo, ainda não possui uma nova data para a reunião.


Fonte: Difusora ON

Postagem Anterior Próxima Postagem